bikepacking

Bikepacking: saiba o que é e como praticar essa modalidade

Já pensou em viajar por diversos lugares tendo a bicicleta como sua melhor companheira? O bikepacking é uma espécie de mochilão (também chamado de backpacking), no qual a principal forma de transporte é por meio do ciclismo.

Uma das maiores vantagens de apostar no bikepacking é que você pode ter contato direto com as paisagens e aproveitar mais a natureza, tirando um tempo dos centros urbanos.

Se o seu espírito aventureiro se despertou com a ideia de viajar de bicicleta, então continue a leitura e saiba mais sobre o bikepacking!

O que é bikepacking?

O bikepacking é o conceito de viajar de bicicleta, com as bagagens presas na própria bike. Na maioria das vezes, quem opta por esse tipo de passeio aproveita a oportunidade para acampar e passar um tempo em meio à natureza, desfrutando de momentos de relaxamento e diversão.

No entanto, muitas pessoas no Brasil têm receio de apostar no camping. Desse modo, você também pode alugar um quarto em algum hotel ou pousada que esteja no trajeto, garantindo um descanso mais confortável e seguro. A experiência pode ser positiva da mesma forma!

O bikepacking também é interessante para quem tem afinidade com fotografia, sendo possível capturar ótimas imagens das paisagens no caminho. Além disso, a prática surge como uma boa ideia para quem está querendo explorar novas atividades.

O termo surgiu na década de 1970, com um redator da National Geographic, Noel Grove, que fez uma viagem do Alasca para o Canadá de bicicleta. A ideia era carregar as bagagens no guidão, com sacolas e bolsas, evitando levar o peso nas costas. O bikepacking se associa com o conceito do minimalismo, que visa focar na essência daquilo que mais importa e evitar o acúmulo de coisas materiais.

Como começar o bikepacking?

A ideia de fazer um bikepacking parece atraente para você? Então, saiba que para ter uma experiência positiva é preciso providenciar uma boa preparação. A seguir, listamos algumas atitudes importantes para começar essa prática.

Pesquise muito

A primeira e principal dica é: informe-se! Quanto mais você souber sobre o bikepacking, maiores as chances de garantir uma preparação adequada e evitar desconfortos durante a jornada.

Uma das melhores formas de saber mais sobre o assunto e providenciar tudo o que você precisa para a viagem de bicicleta é ouvir a experiência de várias pessoas que já fizeram isso. Assistir vídeos, ler blogs, entrar em grupos sobre o tema, conversar diretamente com quem já praticou o bikepacking e várias outras atitudes que vão ajudar você a conhecer melhor essa prática estão valendo.

Planeje o trajeto

Depois de reunir as principais informações que você precisa para se preparar para a viagem, chegou o momento de fazer o planejamento do trajeto. Esse é um passo muito importante para se certificar de sua segurança, conforto e diversão.

Durante o planejamento, não basta apenas considerar o destino. Na verdade, existem muitos outros fatores que são ainda mais relevantes. Vamos começar pela sua familiarização com o ciclismo. Não vale a pena fazer uma viagem muito longa se você ainda está começando a pedalar. Isso só vai proporcionar um cansaço excessivo e atrapalhar a experiência. Desse modo, faça um planejamento adequado para a sua resistência e o seu condicionamento físico.

Outro ponto que precisa ser observado é o trajeto. As estradas são adequadas para andar de bicicleta? Existem caminhos que não são asfaltados? O sinal do celular pega nessa região para que seja possível contatar alguém em caso de emergência? Todas essas são perguntas necessárias para o planejamento do bikepacking.

Além disso, confira os hotéis, restaurantes e pontos turísticos que existem pelo caminho. Decida também quantas pessoas vão acompanhar você nessa aventura e considere todas as opiniões delas para montar o plano de viagem.

Faça manutenção em sua bicicleta

Também é imprescindível que a sua bicicleta esteja em perfeito estado para dar início ao bikepacking. Por esse motivo, mesmo que ela seja nova, é fundamental levá-la até um profissional apto para verificar se há a necessidade de manutenção ou ajustes básicos.

Se você ainda não tem uma bicicleta que permita fazer uma viagem de forma confortável, considere a ideia de adquirir uma mais apropriada ou de fazer implementações na que você já tem, de modo que ela fique cada vez mais cômoda.

A altura do selim, a abertura do guidão, as diferentes marchas, os pneus e aros, entre outros componentes, precisam estar de acordo com as suas preferências e favorecer uma postura adequada. Isso evita que você se machuque e permite fazer muitas outras viagens de bikepacking com mais disposição e tranquilidade.

Adquira equipamentos adequados

Não é apenas a bicicleta que precisa ser bem equipada. Você vai ter de levar tudo o que é necessário para o tempo de viagem, levando em consideração que a bagagem não deve ser muito pesada para não atrapalhar a pedalada.

Dependendo do destino escolhido e da forma de hospedagem, você pode precisar de sacos de dormir e barracas. Produtos de primeiros socorros e itens de manutenção da bicicleta também são fundamentais. Além disso, é claro, documentos, roupas, sapatos e artigos de higiene pessoal precisam estar na lista.

Ressaltando que as bagagens não serão levadas nas costas, mas penduradas na bicicleta, é preciso também apostar em sacos e bolsas com materiais de qualidade e resistentes. Assim, você garante que nada será perdido pelo caminho e que terá menos problemas para resolver ao longo da viagem.

Outro ponto importante é a segurança durante a pedalada. Usar capacetes e equipamentos de proteção não deixa de ser necessário durante uma viagem de bicicleta. Sendo assim, garanta que esse aspecto será uma de suas prioridades durante o planejamento do bikepacking.

Então, está se sentindo mais confiante para realizar o bikepacking? Lembre-se que viajar de bicicleta não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Por esse motivo, ao começar a praticar essa modalidade, prefira trajetos mais curtos e rápidos, a fim de evitar o desgaste físico e uma experiência negativa.

O post ajudou você a saber mais sobre essa modalidade do ciclismo? Então, continue acompanhando as nossas novidades por meio do Instagram e do Facebook!