modalidades de ciclismo

Conheça 6 modalidades de ciclismo para você se aventurar!

Engana-se quem pensa que o ciclismo consiste apenas no ato de pedalar. Ainda que exista a prática amadora por hobby ou para melhorar o condicionamento físico, esse esporte pode ser dividido em várias modalidades e categorias. Mas quais são as modalidades de ciclismo?

Conhecê-las não é uma obrigação para quem quer apenas pedalar e se distrair, mas é uma boa oportunidade para você ampliar os seus horizontes e, quem sabe, tornar-se um ávido praticante do esporte no futuro.

Continue lendo e tire as suas dúvidas sobre seis modalidades de ciclismo, descobrindo as particularidades e características de cada uma delas. Assim, conforme avançar na sua performance, poderá escolher a que mais combina com você!

Quais são as seis principais modalidades de ciclismo?

Agora, você vai ver algumas das modalidades mais impactantes do ciclismo e conhecer as características delas. Vamos lá?

1. Ciclismo de estrada

Uma das modalidades mais conhecidas de ciclismo é, sem dúvidas, o de estrada. Mas não se engane: esse tipo pode até parecer simples, porém, demanda muita resistência por parte dos ciclistas.

No ciclismo de estrada, as competições são feitas em ruas asfaltadas, com distâncias consideravelmente mais longas do que as que são observadas em outras vertentes do esporte.

Para essa modalidade, a maioria dos competidores utiliza bicicletas leves e com aros maiores para ter mais leveza e velocidade na hora de correr, sem precisar de tanto esforço das pernas.

2. Ciclismo de pista

Agora, vamos falar sobre outra modalidade bem conhecida do grande público: o ciclismo de pista. Como o nome já indica, as provas são realizadas em um ambiente conhecido como velódromo. Ou seja, é um local fechado, como um autódromo, mas para bicicletas.

Ao contrário do ciclismo de estrada, as pistas são mais curtas, com cerca de 250 metros. O objetivo é alcançar o menor tempo nas voltas.

O ciclismo de pista traz diferentes vertentes, como as provas por equipes, um contra um, alternância por duplas e, até mesmo, uma gincana, chamada omnium, que tem várias provas diferentes.

3. Mountain bike (MTB)

Em inglês, a palavra “mountain” quer dizer “montanha”. Com isso, já é possível imaginar do que se trata essa modalidade, não é?

Nela, o objetivo é fazer percursos em terrenos extremamente acidentados, montanhosos e sem qualquer regularidade. É uma modalidade em que o ciclista enfrenta trilhas estreitas e muitos obstáculos naturais.

Por isso, as bicicletas para essa modalidade devem ser bem resistentes, preferencialmente com aros de fibras de carbono e pneus robustos, além de amortecedores e outros itens indispensáveis.

4. Downhill

Mais um termo em inglês. Dessa vez, temos o “downhill”, que significa “montanha abaixo”. Ou seja: trata-se de uma modalidade que consiste em descer morros e terrenos bem íngremes, o que demanda muita expertise e competência por parte do ciclista.

Essa é uma vertente da mountain bike, então, o cenário também envolve um terreno altamente acidentado e com muitos obstáculos. Por isso, há, até mesmo, um reconhecimento da pista a pé, feito por todos os concorrentes.

O objetivo é descer o percurso no menor tempo possível. Vence quem for mais rápido e dominar melhor a própria bicicleta, que também deve ser equipada para suportar grandes impactos e trepidações.

5. BMX (Bicicross)

A BMX, também conhecida como bicicross, é uma modalidade dedicada às pessoas que são extremamente radicais. Nela, o foco é realizar manobras com a bike, mais ou menos como acontece com motos e motocross.

Essa modalidade é dividida em duas vertentes: a freestyle (estilo livre), que guarda as manobras mais radicais, e a racing (tradicional), que traz obstáculos e caminhos tortuosos para o competidor.

Assim como o ciclismo de estrada, o de pista e o mountain bike, o BMX também se encontra nas Olimpíadas, tanto no estilo livre como no tradicional.

6. Gravel

Por fim, temos a modalidade gravel, palavra inglesa que significa “cascalho” e também denomina um tipo de bicicleta. Elas têm particularidades que as tornam uma mistura perfeita das bikes de estrada com aquelas equipadas para mountain bike, com pneus largos e rodas altas.

Essa competição combina estradas e terrenos montanhosos, trazendo elementos das duas vertentes mencionadas acima. Portanto, é uma boa pedida para quem curte os dois estilos de pedalada.

Novamente, o objetivo é fazer o percurso em menos tempo. Lembrando que nem sempre é necessário competir. É possível realizar esses esportes apenas pela paixão, para conhecer novos lugares e viver experiências incríveis.

Como escolher a melhor modalidade para você?

Não há uma receita de bolo para essa escolha. O ideal é você conhecer as competições (há vários vídeos para conferir no YouTube!) e, quem sabe, fazer um teste de experiência em cada uma das modalidades.

Caso isso não seja possível, consulte a si mesmo. Como é a sua personalidade? Quais locais você gosta de visitar? Você prefere emoção ou estabilidade? Faça as perguntas certas e obtenha as respostas a partir da reflexão. O autoconhecimento é imprescindível para um bom ciclista.

Há diferenças entre as bicicletas utilizadas para praticar cada modalidade?

Claro que sim! Já mostramos algumas delas ao longo do artigo, mas, a seguir, vamos reforçar as recomendações:

  • bicicletas para estrada devem ser mais leves, porém, resistentes;
  • as rodas das bikes de estrada podem ter um diâmetro maior e pneus mais estreitos;
  • na mountain bike, o ideal é optar por pneus largos e robustos, que trazem mais estabilidade;
  • o guidão das bicicletas também muda, adaptando-se a cada estilo de corrida;
  • as bicicletas do tipo gravel trazem elementos de bikes de estrada e trilha, sendo uma opção interessante para quem reveza entre esses dois mundos;
  • o uso de freios é recomendado em boa parte das modalidades, seja pela velocidade alcançada, seja pela instabilidade dos terrenos;
  • amortecedores são uma boa pedida para quem pratica esportes em montanhas ou locais menos estáveis.

Agora que você já conhece as principais modalidades de ciclismo, não deixe de experimentar algumas delas. Quem sabe assim você não se encontra em uma vertente especial desse esporte tão complexo e cheio de oportunidades? Vale a pena tentar!

Entretanto, tenha em mente que, para se dar bem no ciclismo, você precisa melhorar o seu condicionamento físico e trabalhar a sua performance esportiva. Saiba mais sobre o assunto no nosso post especial!