lesões no ciclismo

Lesões no ciclismo: quais são as principais e como evitá-las?

Como em qualquer esporte, as lesões no ciclismo também podem ocorrer. Porém, isso não é motivo para abandonar o pedal, ainda mais para quem está começando. Afinal, elas tendem a acontecer por falta de prevenção. Sendo assim, é importante seguir algumas práticas para que o risco seja reduzido ao mínimo possível.

No post a seguir, veja quais são os tipos de lesão mais comuns. Saiba também como preveni-las seguindo alguns cuidados básicos. Boa leitura!

Quais lesões no ciclismo são mais comuns?

Algumas lesões no ciclismo podem ocorrer em curto prazo; já outras demoram a aparecer, podendo estar relacionadas a fatores que passam despercebidos, como a postura na bicicleta. Veja algumas delas a seguir.

Quedas

As quedas são as lesões mais óbvias que os ciclistas podem ter. Causadas por uma pista molhada ou por algum obstáculo repentino, além de problemas na bike, elas podem levar a diversos tipos de ferimentos: desde os mais simples, como arranhões, até os graves, como traumatismo craniano.

Como nem todas dependem de você ou da bike, o ideal é buscar preveni-las. Ou seja, sempre conte com itens de segurança, além de conhecer bem o seu caminho e ter cuidado nos trajetos, especialmente em trilhas irregulares ou em estradas com carros e caminhões.

Dores na coluna lombar

A coluna lombar é a parte inferior da coluna vertebral. As suas dores estão relacionadas às sensações de choque ou queimação, além de incapacidade de se movimentar livremente, bem como a uma dor aguda, que também irradia para as pernas.

homem com as mãos nas costas sentindo dor lombar

Para os ciclistas, esse tipo de dor está diretamente relacionado à sua postura, ou seja, à posição do corpo enquanto pedala a bike. Além disso, ela pode surgir rapidamente, mas se agravar caso não ocorra tratamento.

Dor perineal

A região perineal faz parte da área pélvica. Ela envolve um conjunto de músculos, que ficam entre o ânus e o órgão genital. Para os ciclistas, a dor nessa região pode aparecer devido à falta de circulação sanguínea em razão da compressão desses músculos perineais.

Formigamentos

Formigamentos são outro tipo entre as lesões no ciclismo. Nas mãos, eles podem acometer pulsos e dedos, devido à compressão dos nervos e à falta de movimentação, ou seja, quando o ciclista fica muito tempo com elas “travadas” no guidão. Além disso, a região do pulso também pode sofrer com os impactos do pedal, levando a lesões, como a síndrome do túnel do carpo.

Já os pés podem sofrer com formigamento ou dormência, devido ao simples fato de o sapato estar apertado. Além disso, esse desconforto também pode ocorrer por causa da compressão dos nervos da perna.

Como prevenir as lesões no ciclismo?

As lesões no ciclismo podem ser sérias se não tratadas. Por isso, é preciso, antes de começar a pedalar, tomar algumas precauções para que elas não ocorram. Veja a seguir!

Mantenha a postura

A postura errada ao andar de bicicleta também pode trazer transtornos. Por exemplo, dependendo de sua posição, pode haver um esforço maior sobre os joelhos, o que pode levar a problemas, como a tendinite.

Além disso, quem precisa se inclinar muito sobre o guidão acaba com uma grande pressão nas costas e no pescoço, fazendo com que surjam dores nessas regiões, além de favorecer problemas na coluna, como a cifose.

Faça o bike fit 

O bike fit nada mais é do que adequar a bicicleta ao seu corpo. Isso significa que, além do cuidado de comprar uma bicicleta adequada ao seu biotipo, você pode regulá-la para ter o encaixe perfeito durante o pedal.

Nesse processo do bike fit, é possível ajustar vários pontos, especialmente os de contato. Dessa forma, a regulagem pode ser feita no:

  • selim;
  • guidão;
  • pedal;
  • quadro.

Use roupas e acessórios adequados

As roupas e os acessórios adequados podem influenciar a sua performance e também ajudam a evitar as lesões. O primeiro desses itens, com certeza, é o capacete. Com ele, você não só impede danos graves, caso um acidente ou uma queda ocorram, mas também se protege de obstáculos que possam atingi-lo na estrada.

Por sua vez, as luvas também são fundamentais. Escolher opções macias, mas que não interferem no controle do pedal, é uma das melhores formas de evitar bolhas e assaduras; além de proporcionar conforto aos dedos e às mãos, relaxando um pouco a pressão nessa região.

Quanto aos sapatos, usar opções confortáveis, que mantenham o pé seguro e não apertem, é uma das regras básicas para que você não tenha nenhuma lesão, como entorpecimento e bolhas. Além disso, você pode optar por sapatilhas específicas de ciclista para mais conforto e desempenho.

Por fim, as roupas também fazem diferença. Calça e camisa térmica, por exemplo, podem dar mais proteção ao corpo, evitando ferimentos em uma queda. Já para evitar lesões perineais, as bermudas ou os bretelles fazem toda a diferença.

Vestindo essa peça, você não só evita assaduras, mas também pode pedalar com mais conforto. Afinal, devido ao forro, que tem espuma ou gel, o impacto nessa área é absorvido, causando menos pressão nos músculos dessa região.

Faça alongamentos

O alongamento antes e depois do pedal é imprescindível para proteger o corpo. Isso porque ele evita lesões, que podem ocorrer nos músculos, nos tendões e nos ligamentos.

mulher fazendo alongamento antes do exercício

Dessa forma, é indicado fazer uma série de alongamentos antes de pedalar para pré-aquecer o corpo e deixá-lo preparado. Já depois de uma bela trilha, você pode repetir outras séries de alongamentos para retornar ao estado inicial, estabilizando os músculos.

Outro ponto importante a se observar é que você pode fazer alongamentos em qualquer lugar aberto, inclusive, utilizando a bike como apoio. Além disso, os exercícios são simples, geralmente com duração de 20 segundos para cada movimento.

As lesões no ciclismo podem ocorrer, como em qualquer outro esporte. Exatamente por isso, é preciso se prevenir, seguindo algumas precauções, como as dicas que passamos. Além disso, é preciso estar atento: caso as lesões ocorram com frequência, se você sentir dores constantes ou perceber que estão se agravando, é preciso procurar um médico e fazer o tratamento certo.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e conte-nos mais formas de como evitar lesões!

Os comentários estão fechados.