trilha de bike para iniciantes

Trilha de bike para iniciantes: 8 dicas para você se preparar!

Em qualquer prática de esportes é necessário tomar cuidados para reduzir riscos de acidentes. Por isso, por mais que você tenha medo é preciso encará-lo para viver boas experiências. A segurança é um aspecto fundamental e as dicas de como fazer uma trilha de bike para iniciantes são de extrema importância para ficar longe dos perigos.

Os cuidados precisam ser redobrados para quem está começando a fazer trilhas. Além da preparação física, esses fatores também ajudam a garantir que o off road renda bons resultados. Então, tomar as devidas precauções será determinante para isso.

Se você é principiante nessa modalidade e está querendo começar a se aventurar pelas trilhas, acompanhe estas oito dicas essenciais para colocar em prática antes de pegar a sua bike e sair pedalando!

1. Escolha a bike adequada

O primeiro fator a considerar antes de qualquer coisa é a escolha da bike. Afinal, ela será o principal instrumento nessa aventura e, caso não seja adequada para fazer trilhas, provavelmente você terá problemas durante o percurso. Nesse sentido, procure por bike específica de Mountain Bike que seja compatível com seu perfil de iniciante e confortável, de acordo com sua anatomia e perfil de ciclista.

As bikes de alumínio e hardtail (suspensão dianteira) são excelentes alternativas, pois são mais leves e conseguem absorver melhor os impactos na trilha. mas se você quer um equipamento mais pesado, as bicicletas com quadro em fibra de carbono são excelentes alternativas para a modalidade.

No entanto, existem tamanhos de pequeno a extra grande, então, considere a sua altura antes de escolher o modelo para que os pedais, o comprimento do suporte e o resto fiquem adequados. O ideal é buscar por um serviço de bike fit em uma bike shop especializada. Dessa forma, a bicicleta é ajustada e você terá mais conforto, uma vez que a bike estará adaptada exclusivamente para o seu porte físico.

2. Adquira equipamentos de proteção

Essa não é apenas uma dica, é uma obrigação! Os equipamentos de segurança jamais devem ser esquecidos. Assim como a escolha da bike certa, a desses acessórios deve ser pessoal, considerando seu porte físico. Desse modo, não deixe de adquirir:

  • capacete que se ajuste à sua cabeça e seja de um bom material;
  • luvas para absorver os impactos e vibrações durante a prática e proteger mãos e braços;
  • óculos escuros próprios para a prática de esportes;
  • roupas com refletivos e luzes sinalizadoras nas partes traseira e dianteira da bike.

Todos esses equipamentos são essenciais, pois a sua segurança vem em primeiro lugar. Não basta apenas ter uma boa bike que aguente o percurso, porque sem os equipamentos necessários qualquer acidente poderá ser mais grave.

3. Estude o percurso

Após saber que a sua bike é adequada e todos os equipamentos de segurança do checklist já estão em dia, chega o momento de conhecer melhor a trilha que você pretende fazer. Isso é importante para saber o que encontrará pelo caminho e não ter surpresas desagradáveis.

Nesse contexto, procure estudar o tipo de terreno, qual é a distância a ser percorrida, a altimetria, o nível técnico do trajeto e, até mesmo, a previsão climática para o dia escolhido. Com essas informações em mãos, avalie se a sua preparação é suficiente para encarar o desafio.

4. Vá sempre com uma companhia

Imprevistos podem acontecer e ter isso em mente fará com que você tenha mais cautela. Entretanto, mesmo que sinta que a preparação já é suficiente, sempre vá com outra pessoa. Desse modo, um pode ajudar o outro em caso de emergências.

Realizar essa atividade exige muitos cuidados, especialmente se você estiver iniciando no mundo do ciclismo. Portanto, nunca vá para uma trilha sem ter companhia. Além disso, é importante sempre avisar pessoas próximas sobre o percurso que fará e o tempo que levará para isso.

5. Aprenda a frear com segurança

Se você já adquiriu certa experiência pedalando em outros terrenos, saiba que nas trilhas é preciso dominar certas técnicas para ter mais segurança. Uma delas é dominar o freio e saber frear corretamente para que a parada não seja brusca e leve a uma queda. Dessa maneira, aprender a usar a frenagem e fazer uma desaceleração progressiva é primordial.

Utilize os dois freios com a mesma força. Além disso, antes de qualquer virada é preciso primeiro apertar o freio traseiro e só depois o dianteiro. Durante descidas mais íngremes, as precauções são ainda maiores, principalmente se você usa freios a disco. Portanto, nunca pressione muito as alavancas.

6. Atente-se à alimentação e hidratação

Pela alta exigência física para fazer trilhas — sobretudo pelo tamanho do percurso escolhido — a alimentação e a hidratação são pontos que não devem ser desconsiderados antes, durante e depois. Essa atividade física consome bastante energia, por isso, é importante investir em alimentos para repor as calorias gastas, como barras de proteínas, chocolate, carboidratos e, claro, muita água.

Bebidas isotônicas também são boas opções para manter a reposição de sais minerais. No entanto, a água é a principal e nunca deve faltar. Observe também se na rota escolhida há estabelecimentos para realizar paradas e conseguir água caso a sua termine. Depois da trilha, continue bebendo bastante água e se alimente bem para que a recuperação seja mais rápida e menos dolorosa.

7. Leve itens que podem ser necessários

É indispensável levar acessórios úteis durante a trilha mesmo que talvez não precise utilizá-los. Alguns exemplos são ferramentas como chave Allen, chave de corrente e um kit para fazer consertos nos pneus, incluindo câmara de ar e bomba para enchimento.

Leve o celular e observe se a bateria está carregada caso você precise entrar em contato com alguém ou utilizar o GPS caso se perca em algum momento. Além disso, água e alimentos leves para reposição das energias devem constar entre os itens essenciais para a prática do esporte.

8. Use roupas apropriadas

De nada adianta investir nos melhores equipamentos se as vestimentas para a trilha não são apropriadas. O uso de roupas inadequadas interfere muito durante o exercício. Optar por bermudas e camisas próprias evita desconfortos e, até mesmo, machucados, como assaduras.

As roupas para ciclistas são fabricadas com tecidos específicos e feitas especialmente para essa finalidade. O forro é o principal componente, pois protege a região íntima e garante a proteção apropriada. Assim, elas melhoram a sensação térmica, são mais ventiladas e têm tecido respirável, que eliminam o suor resultante da transpiração.

A trilha de bike para iniciantes é uma atividade muito boa, mas é necessário respeitar limites. Portanto, caso seja a sua primeira trilha, escolha um percurso que seja mais curto e fácil. Depois de ter mais experiência com os treinos, comece a apostar nas mais longas e com mais dificuldades. Entretanto, isso só será possível ao investir em equipamentos e roupas apropriadas para a prática, que auxiliam a ter um bom desempenho. Assim, você se tornará um expert na modalidade!

Para saber mais sobre isso, aproveite e confira também o nosso conteúdo que mostra como as roupas influenciam a performance durante as trilhas.

Os comentários estão fechados.