Seguro para bicicleta: respondemos as principais dúvidas sobre o tema

Usadas para trabalhar, em passeios, esportes e até em competições, as bicicletas fazem parte da rotina de muita gente. De variados tipos e valores, elas se tornaram um meio de locomoção valioso para quem pratica o ciclismo. Infelizmente, elas são uns dos equipamentos mais roubados por serem leves e de fácil manuseio. Por isso, a procura por um seguro para bicicleta tem aumentado cada dia mais.

Grande parte dos ciclistas ainda não sabe que é possível fazer um seguro para bike da mesma forma que um carro e acabam não aproveitando as suas vantagens. Além disso, o seguro não é útil somente quando falamos em roubo, existem diversos outros benefícios que as seguradoras oferecem para um passeio com a sua bike mais tranquilo e protegido. Abaixo, separamos as principais dúvidas e respostas sobre o seguro para bicicleta. Confira!

Como funciona o seguro para bicicleta?

É um contrato entre o proprietário da bike e uma seguradora de sua escolha. O contratante paga um valor para a seguradora, que varia de acordo com o perfil, riscos e os serviços oferecidos. Caso aconteça um roubo, furto, colisão ou danos a terceiros, a seguradora assume os gastos previstos pela apólice contratada.

O que o seguro de bike cobre?

A cobertura oferecida dependerá da seguradora escolhida, mas os principais serviços que elas oferecem são:

  • roubo e furto: a seguradora fará a substituição ou indenização do valor apresentado no contato;
  • danos à bicicleta: em caso de acidentes ou danos durante o pedal, o seguro cobre os gastos de reparo ou reposição de peças;
  • responsabilidade civil: cobertura a prejuízos materiais ou físicos causados em terceiros, seja em acidentes com uma pessoa, seja com outra bicicleta ou carros;
  • assistência 24 horas: o seguro presta assistência a qualquer situação de emergência, por exemplo, um acidente, queda ou lesão enquanto você está pedalando;
  • transporte e reboque: caso fure um pneu, quebre uma corrente ou você precise de atendimento médico, esse serviço leva você até um hospital, faz o transporte da sua bicicleta para a sua casa ou local que preferir.

O que acontece em caso de danos a terceiros?

Para evitar dores de cabeça e prejuízos, o serviço de “responsabilidade civil” do seguro para bicicleta é muito importante. Em qualquer emergência relacionada a terceiros — qualquer pessoa que não seja o responsável pela bike —, a seguradora poderá arcar com parte ou valor integral do prejuízo. Por exemplo, caso você sofra um acidente com outra pessoa e seja necessário indenizá-la, o seguro ficará responsável por isso. O valor reembolsado dependerá da quantia contratada em sua apólice do seguro.

E se eu precisar rebocar a bike?

Existe o transporte e reboque adequado em situações em que você não consegue pedalar com a sua bicicleta ou tirá-la do lugar. Se alguma peça da sua bike quebrar e impedir a sua locomoção, por exemplo, basta acionar o seu seguro que ele levará você até a sua casa, oficina ou outro local de sua preferência.

O que acontece se minha bike for roubada no local que estiver guardada?

Isso dependerá do seguro escolhido e do tipo de subtração. No caso de roubo ou assalto, é normal que os seguros cubram o valor total ou parcial do prejuízo. Já em furtos, a maioria das seguradoras cobre apenas em casos de furto qualificado. Esse tipo de furto acontece quando a bicicleta desaparece do lugar onde está guardada sem que você presencie, mas com a destruição ou rompimento de obstáculos, como portas ou portões, deixando uma prova do acontecido.

Posso contratar seguro para bicicleta usada?

Sim, mas isso dependerá do ano em quem comprou sua bicicleta. A maioria das seguradoras faz a contratação para bikes com no máximo 5 anos de uso e exigem a nota fiscal para comprovação.

Qual o valor aproximado do seguro para bike?

Não há um preço fixo de seguro para bicicleta, o ideal é fazer cotações e pesquisas com variadas seguradoras para encontrar o melhor preço. O valor da contração do seguro para bicicleta será determinado a partir do serviço de cobertura, do perfil do ciclista (idade, sexo, bairro, frequência de uso etc.), do preço e do ano da sua bike. Normalmente, o custo fica entre 8% a 15% do valor da bicicleta. Algumas seguradoras exigem um valor mínimo da bike segurada e também a apresentação da nota fiscal do produto para a contração do seguro.

O seguro cobre os acessórios da bicicleta?

Isso também dependerá do seguro para bicicleta contratado. Normalmente, as seguradoras oferecem coberturas adicionais para os acessórios da bicicleta, mas é necessário atenção na leitura do contrato para saber quais são os que estão incluídos.

O que é a franquia do seguro?

É o valor que fica sob a responsabilidade do segurado em caso de sinistro — ocorrência que acontece durante a vigência do seguro. Em geral, as seguradoras indenizam o valor equivalente a 85% e 90% do total que foi segurado, que é chamado de Participação Obrigatória do Segurado (P.O.S). Por exemplo, se o valor segurado da bike for de R$5.000 e o P.O.S da seguradora for de 10%, ela irá reembolsar R$4.500.

Vale a pena contratar um seguro para bicicleta?

Sim! Cada dia que passa as cidades ficam mais violentas e perigosas, principalmente para quem gosta de pedalar a noite. Com tantos furtos e roubos de bicicleta, ter um seguro garante que em ocorrências como essas você não saia em total prejuízo. Quem é ciclista sabe que imprevistos sempre acontecem nos pedais, então outro fator importante é a possibilidade de ter uma assistência à sua disposição.

Em resumo, as principais vantagens em contratar um seguro para bicicleta que podemos citar são:

  • maior tranquilidade para trabalhar de bike ou poder pedalar nos seus locais favoritos;
  • ressarcimento total ou parcial em possíveis situações de roubos e furtos;
  • garantia de indenização e amparo a prejuízos causados a terceiros;
  • assistência 24 horas para você e para a sua bike.

Agora que você já sabe as respostas para as principais dúvidas sobre o seguro para bicicleta, basta procurar uma seguradora de confiança, pesquisar preços e coberturas que encaixem melhor no seu perfil. Dessa forma, poderá aproveitar seus pedais de forma mais tranquila e ir cada vez mais longe!

Esse texto foi útil para você? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse!