trabalhar de bicicleta

[Infográfico] Saiba como se preparar da melhor maneira para ir trabalhar de bicicleta

Nos primórdios da Pré-História, o homem era um ser predominantemente nômade que caminhava longas distâncias em busca de oportunidades de proteção e alimentos, em um estilo de vida conhecido como “caçador e coletor”.

Com o passar do tempo e o domínio da agricultura, tudo isso mudou. A partir daí, iniciou-se o processo de sedentarização da humanidade, com as pessoas se fixando em uma região para cuidar de suas famílias e das plantações.

Esse processo continua até hoje, se agravando cada vez mais. Vivemos sentados em frente às tecnologias e, por isso, é preciso usar a criatividade para a inclusão de hábitos mais saudáveis em nosso dia a dia. Então, que tal começar a trabalhar de bicicleta e melhorar a sua saúde? Saiba mais a seguir!

Por que usar a bicicleta para trabalhar?

A utilização da bicicleta para trabalhar é ideal para quem quer um estilo de vida mais saudável e não dispõe do tempo necessário para fazer exercícios físicos no dia a dia. Afinal, estamos falando sobre uma atividade completa, que beneficia o corpo e a mente e ainda o ajuda a chegar nos lugares que precisa ir! 

Essa prática é indicada tanto para quem vive em cidades mais pacatas quanto para os que habitam em grandes centros. Neste último caso, é indicado que o município tenha ciclovias ou ciclofaixas para facilitar o trânsito dos ciclistas. Muitas vezes, há também a integração com o transporte público para otimizar essa movimentação.

De qualquer forma, os benefícios mais diretos do ciclismo no dia a dia são:

  • melhora da qualidade de vida, graças aos benefícios do ciclismo para a saúde;
  • menor tempo gasto no trânsito;
  • economia em passagens de ônibus ou metrô e/ou abastecimento de combustível para os carros;
  • melhorias para o meio ambiente, com a redução considerável de emissão de gases poluentes para a atmosfera.

Ou seja, utilizar a bicicleta para trabalhar é uma alternativa que faz bem para a sua programação, para o planeta Terra e até mesmo para o seu bolso!

Quais são as dicas para trabalhar de bicicleta?

Agora, é hora de conferirmos as melhores dicas para fazer essa transição e incluir o ciclismo em seu dia a dia de forma natural e progressiva. Vamos lá?

Contar com trajes adequados

A primeira dica para quem quer investir no ciclismo para o trabalho é o investimento em roupas adequadas para tal. O indicado é que você use peças próprias para a pedalagem, que sejam confortáveis e evitem problemas, como o aquecimento do seu organismo, o que pode gerar um grande desconforto. 

Uma dica interessante é adquirir peças de lojas especializadas, que utilizam as principais tecnologias e tendências do setor para a elaboração de roupas funcionais, bonitas e cheias de conforto. 

Providenciar um bagageiro

O segundo passo é providenciar um bagageiro para a sua bike. Eles funcionam mais ou menos como os que vemos em motocicletas e servem para que você possa levar seus objetos pessoais (como a roupa que será utilizada no trabalho) sem precisar segurá-los. 

Caso isso não seja possível, você pode simplesmente comprar uma boa mochila, de preferência produzida com material impermeável. 

Definir o trajeto a ser seguido

O próximo passo é definir o melhor trajeto a ser seguido. Verifique se há a opção de ciclofaixas para usar e, se não houver, trace uma rota com ruas mais tranquilas e com menos desníveis.

Uma boa dica é fazer o trajeto em um domingo, tranquilamente, verificando as particularidades do percurso. Nunca deixe para descobrir o caminho que será feito no dia de trabalho, ok?

Faça a manutenção adequada da bicicleta 

Assim como os automóveis, a sua bicicleta também deve passar por manutenção periódica. O objetivo é verificar peças como os freios, as correntes, as rodas e muito mais. Isso ajuda não só na prevenção de acidentes, mas também permite que a performance da bike seja melhorada.

Não há uma regra sobre a frequência em que essas manutenções devem ser feitas. A dica é buscar conselhos de profissionais da área, que poderão orientá-lo sobre a melhor maneira de cuidar da sua bicicleta.

Use itens de segurança

Outra dica fundamental é utilizar bons itens de segurança, garantindo não apenas a sua integridade física, mas a de outros ciclistas e dos pedestres que podem cruzar pelo seu caminho até o trabalho. 

Alguns itens recomendados são capacetes, joelheiras e outros. Para equipar a bike, orientamos a instalação de uma buzina e de faróis, especialmente para o momento das pedaladas durante a noite

Hidrate-se 

Antes de pedalar, sempre se alimente! Essa refeição pode ser leve, mas o indicado é que ela seja rica em carboidratos de bom aproveitamento. Boas opções são sanduíches com pães integrais ou shakes com aveia. 

No entanto, isso não é tudo. Ao longo da pedalada, é importante também que você se hidrate adequadamente. Beba pequenos goles ao longo do percurso e não espere a sede bater — esse é um sinal de que a desidratação já está acontecendo.

Vá aos poucos

Por fim, uma dica muito importante: respeite os seus limites e vá aos poucos. Se você nunca praticou atividades físicas ou está há muito tempo parado, não adianta comprar uma bike hoje e ir trabalhar amanhã com esse tipo de recurso. Respeite o seu organismo!

O recomendado é tirar alguns dias para pedalar um pouco, sem compromisso e aumentar as distâncias progressivamente. Assim, você dá a chance do seu corpo se habituar à nova rotina, aumenta a sua resistência e evita lesões que podem ser sérias e prejudicar o seu dia a dia no trabalho. 

Gostou de conhecer essas dicas que você possa começar a trabalhar de bicicleta? Agora, é hora de colocar as mãos na massa (ou os pés nos pedais) e incluir essa prática em sua rotina. Sua saúde e qualidade de vida agradecem!

Para não perder dicas do tipo e continuar se informando sobre os benefícios do ciclismo para a sua vida, assine a newsletter do Cycle 7! Com ela, é muito mais fácil ficar por dentro das novas publicações e acessar aquelas que forem interessantes para você.