quedas de bicicleta

[Infográfico] Dicas de como se proteger das quedas de bicicleta

Quer começar a se aventurar no ciclismo, mas tem medo de cair? Então, vamos lá! Logo de cara, avisamos que é impossível evitar 100% das quedas de bicicleta — elas vão acontecer e isso faz parte do aprendizado! No entanto, é viável prevenir as ocorrências e fazer com que a prática do esporte seja mais segura.

O objetivo de nossa conversa é ajudá-lo a compreender quais são os principais motivos das quedas e, assim, conseguir evitá-los e garantir a sua segurança. Além disso, vamos mostrar como se proteger caso, ainda assim, elas aconteçam.

Então, continue a leitura para saber mais sobre o assunto e perca, de uma vez por todas, o medo de se machucar enquanto pedala. Afinal, essa é uma atividade física cheia de benefícios para o corpo e para a alma. Boa leitura!

Por que as quedas de bicicleta acontecem?

Há muitas razões para que as quedas de bicicleta aconteçam. Dentre as mais comuns, podemos citar:

  • alimentação inadequada;
  • desidratação;
  • falta de adaptação à prática;
  • ciclismo em terrenos difíceis para o seu nível de experiência;
  • uso de uma bicicleta inadequada ao seu biótipo e à sua experiência;
  • ausência de acessórios de segurança;
  • falta de roupas adequadas para a prática do ciclismo.

Por isso, as maneiras de evitar as quedas estão relacionadas aos temas vistos acima. A seguir, falaremos mais detalhadamente sobre cada um deles, com dicas para fazer uma pedalada segura e produtiva. Continue a leitura e confira!

Como evitar as quedas de bicicleta?

Agora, veremos algumas dicas para evitar que esse tipo de problema ocorra. Vamos lá?

Tenha uma alimentação saudável pré-treino

Uma das primeiras dicas para evitar quedas e acidentes variados na hora de pedalar é manter uma alimentação pré-treino cheia de nutrientes. A razão para isso? Evitar quedas de glicemia ou até mesmo de pressão enquanto você pratica o seu exercício físico.

Boas dicas de alimentação incluem o consumo de boas gorduras ou carboidratos eficientes. Ou seja, invista em frutas, shakes proteicos ou até mesmo em pães ou torradas acompanhados por fontes de proteína (patês, pastas, como a de amendoim, entre outros). A ideia é fornecer a energia de que o seu corpo precisa para a atividade que virá a seguir.

Mantenha a hidratação em dia

A segunda dica diz respeito à hidratação. Somos compostos quase que inteiramente por água e, por isso, é preciso garantir uma boa ingestão hídrica para evitar qualquer tipo de problema na hora da execução dos exercícios.

Apesar disso, evite tomar grandes quantidades de água de uma só vez. Prefira pequenos goles ao longo da atividade, mantendo o seu corpo hidratado de maneira eficiente e evitando até mesmo algumas sensações, como a náusea ou o desconforto gástrico.

Comece aos poucos

Nada acontece de repente. Pedalar é um aprendizado constante e, portanto, um processo que deve ser respeitado. Afinal, imagine se saíssemos correndo assim que déssemos os nossos primeiros passos. Provavelmente uma queda ocorreria!

A ideia é aumentar a sua resistência para pedalar gradativamente. Comece com poucos minutos por dia e, à medida que for se sentindo mais seguro, aumente o tempo de pedaladas. Assim, o seu corpo se acostuma e a sua mente também, entrando em equilíbrio para um ciclismo seguro.

Priorize ambientes tranquilos e planos no começo

O seu treino de ciclismo deve ser organizado de maneira inteligente, mas se engana quem acha que essa é uma estratégia válida apenas para os ciclistas mais experientes. Amadores também podem se beneficiar dessa tática, especialmente no que diz respeito à prevenção de quedas na bicicleta!

Uma boa dica é começar em terrenos que sejam planos e em horários em que a circulação de pessoas e de animais de estimação seja reduzida. Parques em horários mais vazios são uma ótima alternativa, mas as ruas do seu bairro também são tão eficientes quanto, caso você não tenha acesso a espaços específicos para pedalar.

Mantenha o foco

Pedalar é uma prática muito interessante para o equilíbrio da saúde mental. Ela nos ajuda a refletir e proporciona, sem dúvida, um momento de autoconhecimento e de conexão com nós mesmos. No entanto, isso não significa que devemos tirar os olhos da estrada!

É normal divagar nos próprios pensamentos, mas mantenha o foco no caminho que é percorrido. Essa é uma dica imprescindível para quem quer evitar quedas na bicicleta.

Compre uma bicicleta adequada

A aquisição de uma bicicleta adequada para você também é essencial para evitar quedas. A sua postura deve estar alinhada, sem forçar a coluna, e a altura das peças da bike deve ser adaptada às suas particularidades.

Por isso, preste atenção a alguns fatores, como a regulagem do banco (que não deve forçar as pernas ou esticá-las), a altura do guidão (que deve ser um pouco mais alto para trazer estabilidade) e outros detalhes. Peça sempre a orientação do responsável pela venda.

Use acessórios de segurança

Como todas as práticas, o ciclismo também exige a aquisição de alguns produtos para garantir a sua segurança. Por isso, ter um checklist de itens essenciais é uma boa pedida para quem está começando e não sabe o que comprar.

Algumas peças indispensáveis são:

  • capacetes, joelheiras e cotoveleiras;
  • óculos de proteção;
  • faróis e buzina;
  • taco para as sapatilhas (que são acoplados ao pedal e ajudam na estabilidade do ciclista), entre outras.

Vista as roupas certas para a prática

Por fim, o uso de roupas específicas também é muito importante para o ciclista, seja ele iniciante, seja ele profissional. O uso das peças adequadas, com os tecidos certos, otimiza a performance e faz com que as quedas sejam prevenidas.

Algumas dicas são:

  • bermuda;
  • jaqueta corta-vento;
  • luvas;
  • calçados adequados;
  • blusas específicas e outras.

Agora que você já sabe como se proteger das quedas de bicicleta, não perca mais tempo! Adquira os acessórios necessários, programe-se adequadamente e respeite os seus limites. E, é claro, não tenha tanto medo de cair de vez em quando. Desde que você esteja bem protegido, esse será um episódio isolado e sem graves consequências. O processo de aprendizado é mesmo feito de altos e baixos!

Não quer perder nenhuma próxima postagem nossa? Então, siga-nos em nossas redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram, interagir com a nossa equipe e conhecer melhor os nossos produtos e valores. Vamos lá!