pedalar à noite

9 cuidados que você precisa ter ao pedalar à noite

O ciclismo é uma prática que traz muitos benefícios para a saúde. Afinal, estamos falando sobre um esporte que trabalha o corpo como um todo, ajuda a reduzir a gordura corporal e ainda fortalece músculos importantes, além de melhorar a circulação e a respiração.

Entretanto, a prática dele também exige alguns cuidados. Um deles envolve os cuidados que devemos ter ao pedalar à noite, garantindo a segurança do ciclista em todos os sentidos.

Você sabe como se cuidar durante as pedaladas noturnas? Ainda não? Então, nada de sair de casa sem antes ler este artigo, hein? Continue lendo, tire todas as suas dúvidas sobre o que fazer para pedalar em segurança e veja nove cuidados a tomar!

Quais são os riscos de pedalar à noite?

Pedalar à noite pode ser muito agradável, já que não há a exposição exagerada ao sol e as temperaturas costumam ser mais amenas. Além disso, esse momento do dia é, muitas vezes, o único disponível para que as pessoas realizem atividades físicas após um dia pesado de trabalho.

Entretanto, há riscos envolvidos nesse processo. Alguns deles são:

  • possibilidade de não ver os obstáculos à frente por causa do escuro e da falta de iluminação nas ruas;
  • maior chance de colidir com algo ou alguém;
  • riscos maiores de furto ou roubo, especialmente em cidades mais perigosas.

Como manter a segurança ao pedalar durante a noite?

Agora que você já conhece os riscos dessa prática, é hora de conhecer as maneiras de evitá-los. Vamos lá?

1. Use roupas confortáveis

O uso de vestimentas confortáveis e adequadas para o ciclismo é uma boa maneira de, indiretamente, evitar certos tipos de acidentes. Isso é muito válido para todos os períodos do dia, incluindo após o pôr do sol.

Isso acontece graças à maior mobilidade e conforto do ciclista, que se torna mais atento e hábil para manobrar a bicicleta caso seja necessário. E, claro, evita distrações com desconfortos e outros assuntos.

2. Deixe a vestimenta mais chamativa

Acidentes também podem ser causados por causa da falta de sinalização na roupa do ciclista. Sabia disso? Por isso, uma boa maneira de evitar esse tipo de problema é utilizar roupas coloridas e chamativas. Simples, não é?

Além disso, outro recurso é o uso de coletes ou faixas que brilham no escuro. Lanternas posicionadas no capacete também ajudam outras pessoas a enxergá-lo e, claro, permitem que você as veja com mais facilidade.

3. Invista em sinalização para a bicicleta

A sinalização nas roupas é muito importante, mas não é tudo. Você também pode (e deve, segundo o Código de Trânsito para Ciclistas) investir em recursos que tornem a sua bicicleta mais visível para as outras pessoas, evitando que elas colidam com você enquanto pedalam à noite.

Bons exemplos de sinalizadores são faixas de LED, que podem ser coladas em toda a estrutura, e faróis dianteiros e traseiros. Essa iluminação extra também é extremamente importante para evitar que você colida com obstáculos ao longo do caminho.

4. Não se esqueça dos avisos sonoros

Por vezes, ver não é tudo! Nesses casos, é uma boa medida investir em avisos sonoros para mostrar que você está se aproximando. Essa é uma proteção extra para evitar, até mesmo, acidentes com animais, que muitas vezes não enxergam tanto quanto os seres humanos.

Sinos ou buzinas funcionam muito bem como sinalizadores sonoros. Eles são itens geralmente baratos que fazem muita diferença quando se trata de proteção para pedalar à noite.

5. Use os itens de segurança necessários

Os itens de segurança utilizados ao longo do dia não devem ser deixados de lado no período noturno. Nessa hora, eles são igualmente importantes e podem ajudar muito caso aconteça uma queda.

Alguns exemplos de itens indispensáveis para esse momento são: joelheiras, cotoveleiras, luvas e, claro, capacete. Neste último, você pode, inclusive, incluir uma lanterna para melhorar a iluminação e a visibilidade.

6. Hidrate-se ao longo do percurso

Cuidar do corpo também é uma ótima maneira de evitar acidentes, como quedas e colisões com objetos, pessoas e animais. Por isso, uma das principais dicas é: beba água ao longo de todo o percurso.

Essa tática ajuda a evitar quedas de pressão, alterações na visão e dores de cabeça, além de vários outros sintomas da desidratação. Mantenha a sua mente ativa durante a prática de atividades físicas.

7. Pedale em grupos

Agora, abordaremos os riscos relacionados à má-fé de outras pessoas. Infelizmente, pedaladas noturnas trazem um risco extra de danos ao seu patrimônio e à sua integridade física, como no caso de roubos e furtos.

Por isso, sempre que possível, reúna-se com um grupo ou, pelo menos, mais uma pessoa para andar de bicicleta. Outra opção é planejar bem o seu percurso com antecedência e evitar áreas muito desertas.

8. Não deixe a bicicleta em locais desertos

Já que o assunto é pedalar em locais desertos, tenha em mente que esses ambientes não são os melhores para estacionar a sua bike caso você precise se afastar dela por alguns instantes.

Prefira sempre ambientes mais movimentados, com grande circulação de pessoas. E, claro, invista em um bom cadeado, que pode, até mesmo, conter um alarme acoplado para avisar caso alguém tente rompê-lo.

9. Considere a contratação de um seguro

Ainda falando sobre a segurança da bicicleta, contratar um seguro pode ser uma boa pedida caso você costume pedalar durante a noite. É uma estratégia válida, até mesmo, para quem usa a bike durante o dia.

Os seguros oferecem coberturas para furtos (quando a vítima não vê o crime acontecer) e roubos (quando ela fica frente a frente com o infrator), devolvendo o valor gasto na bicicleta de maneira parcial ou integral após a comprovação da infração.

Agora que você já sabe como se cuidar ao pedalar à noite, não perca tempo! Invista na compra de roupas confortáveis e da sinalização adequada para essa prática, fazendo com que você e as outras pessoas se mantenham seguras nesse momento.

Aproveite e confira algumas dicas de como escolher bermudas para ciclismo, compondo a sua vestimenta para deixar a pedalada muito mais segura, eficiente e, acima de tudo, confortável.