acidente de bike

Acidente de bike: saiba o que fazer nessa situação

Ao fazer passeios ou treinos de bicicleta, além de sempre estar com os devidos equipamentos de segurança, é preciso ter muita atenção. No entanto, às vezes, mesmo tomando todas as precauções, é possível sofrer um acidente de bike.

Colisões com veículos e pedestres, a passagem por cima de objetos, obstáculos na via, curvas perigosas, toque de rodas e outros incidentes podem causar desde ferimentos mais leves, como alguns arranhões, até machucados mais graves, como fraturas. Mesmo não sabendo qual a gravidade do acontecimento no momento em que ele ocorre, o recomendável é tomar algumas ações.

Portanto, confira as dicas de como proceder em caso de acidente de bike e o passo a passo das medidas necessárias para que o acidentado — seja você, seja um terceiro — fique em segurança.

Tente manter a calma

Por mais que pareça difícil (principalmente com a adrenalina correndo pelo seu corpo), é preciso tentar manter a calma para pensar de forma racional no que fazer — desesperar-se não ajudará em nada e pode até piorar a situação. Portanto, o ideal é parar e respirar profundamente para que seja possível dar os próximos passos.

Ter autocontrole em determinadas situações, como em um acidente de bike, pode não ser tão simples, mas é preciso se concentrar para que se faça o melhor pela pessoa acidentada. Por isso, manter a cabeça fria é essencial antes de tomar as atitudes elencadas a seguir.

Veja se o acidentado está consciente

Mesmo com a pessoa acidentada usando todos os equipamentos de proteção, como capacete e luvas, podem acontecer alguns problemas mais graves no momento da queda. Desse modo, o primeiro passo é verificar se a pessoa está desacordada. Se ela estiver se mexendo e com os olhos abertos, é preciso analisar o nível de consciência.

Ao cair, é possível que tenha acontecido algum baque na cabeça, o que pode provocar confusão mental. Por isso, apure se o indivíduo está consciente e pergunte se ele sabe o que está acontecendo. Depois, veja se ele está com visão dupla ou algum outro sintoma e, então, faça perguntas mais elaboradas, questionando, por exemplo, se ele sabe quem é, onde está e o que estava fazendo, se sabe quem você é e outros detalhes. Essas questões ajudarão a avaliar a lucidez da pessoa.

Busque socorro imediatamente

No calor do momento e pensando em encerrar aquela situação, muitas vezes, os acidentados dizem que estão bem e que não estão sentindo nada. Nesse contexto, mesmo acreditando estar bem, é necessário passar por uma avaliação médica para que se tenha certeza de que tudo está realmente em ordem — essa recomendação também vale para você.

Em uma circunstância em que a queda parece grave ou em que o ciclista possa ter sofrido algo mais preocupante, não dá para esperar para analisar o quadro. Assim, é preciso ligar imediatamente para o SAMU, para o Corpo de Bombeiros ou para a Polícia Militar. Os profissionais auxiliarão nos primeiros socorros e darão suporte até que a ajuda chegue. Se você estiver em algum lugar mais afastado, é preciso passar exatamente as coordenadas para os atendentes.

Isole o local em que a pessoa estiver

Em um caso de acidente, logo se inicia uma aglomeração para saber o que está acontecendo. Porém, a grande maioria é composta apenas de curiosos que não ajudarão em nada, portanto, é melhor mantê-los afastados do acidentado. Dessa maneira, peça para que se distanciem e veja se a pessoa está em um local seguro ou se está em um ponto em que fique no sol ou na chuva. Se estiver, procure por algo que possa protegê-la, como roupas, papelão ou outro item.

Se você observar que a pessoa sente dores ou que está com fraturas, não a remova e nem tente movê-la. Nesses casos mais graves, é fundamental aguardar a chegada da equipe médica, que fará os procedimentos com todo o cuidado sem oferecer riscos para a saúde do acidentado.

Sinalize a via

Quando um acidente de bicicleta acontece e a pessoa fica estendida no chão aguardando ajuda, é preciso que se faça uma sinalização na via como forma de evitar novos incidentes. Não importa se você está na cidade ou em uma trilha na estrada, garantir a proteção e a segurança do acidentado e dos outros ao redor é primordial.

A sinalização pode ser feita com objetos de cores fortes para que quem está trafegando no lugar possa atentar ao que está acontecendo ali. Vale usar as próprias bikes com as suas iluminações sinalizadoras ligadas ou uma camisa de ciclista, que geralmente tem cores chamativas justamente para que seja vista com mais facilidade, sobretudo à noite.

Observe os sinais vitais

Além de conferir se a pessoa está consciente, outro fator essencial é a verificação dos sinais vitais. A primeira checagem deve ser a pulsação para conferir a frequência cardíaca. Para fazer isso, é só colocar os dedos médio e indicador sobre o pulso da pessoa, ou, então, na região do pescoço, onde fica a veia carótida.

Depois de avaliar os batimentos, veja se a pessoa está respirando adequadamente. Coloque a mão apoiada no peito do acidentado e analise se há inflação e contração. Colocar um dos dedos próximo às narinas também é outro método para examinar a respiração.

Fique com a pessoa até o socorro chegar

Fazer companhia para a pessoa acidentada para que ela permaneça tranquila enquanto espera ajuda é um gesto simples, mas muito significativo. Além de estar disponível caso a pessoa precise de alguma coisa, é possível auxiliar se houver alguma piora. Dessa forma, você garante que ela ficará em segurança o tempo inteiro.

Por fim, vale destacar que o melhor jeito para evitar um acidente de bike é pedalando por locais seguros e longe de perigos. O uso de equipamentos de proteção também é fundamental, mesmo para os ciclistas mais experientes. Além disso, é preciso respeitar as leis de trânsito tanto quanto os outros veículos e investir em roupas apropriadas para a prática, como bermuda, camisa e sapato adequados.

O que achou das dicas sobre o que fazer em um acidente de bike? Agora, aproveite e confira também como aliviar dores musculares depois da pedalada!