descanso pos treino

Como organizar os treinos de bicicleta para contemplar períodos de descanso?

Como você tem feito o descanso pós-treino? Andar vários quilômetros com a bike é revigorante, mas os períodos de pausa após as pedaladas também são importantes para manter o seu corpo e a sua mente saudável. Por esse motivo, vale a pena organizar melhor o treino para encaixar também os momentos de relaxamento.

Inclusive, não pense que os períodos de descanso necessariamente precisam fazer você deixar a bicicleta de lado. É possível fazer pedaladas leves, regenerativas e intervaladas para manter o corpo ativo, sem sobrecarregá-lo.

Quer saber como planejar um bom descanso pós-treino e potencializar a sua prática de ciclismo? Então, acompanhe este post e fique por dentro de ótimas dicas! 

Por que os períodos de descanso são importantes?

Andar de bicicleta é um bom exemplo de atividade física que traz ótimos benefícios para a saúde. Ao adotar esse hábito no dia a dia, é possível desenvolver um hobby que estimula o bem-estar de sua mente e de seu corpo de forma prática e divertida.

No entanto, as pedaladas também são um treino que exigem um esforço físico, e por isso precisam de intervalos de descanso. Esses períodos são muito valorizados principalmente pelas pessoas que estão em busca de uma alta performance no esporte.

Mas não é apenas para aumentar o desempenho que as pausas são necessárias. Um alto esforço físico, quando realizado continuamente, pode aumentar as chances de sofrer lesões musculares, além de favorecerem a desconcentração, deixando você mais suscetível a acidentes de bike.

Como devem ser os períodos de descanso?

Já que o ciclismo pode ser um passatempo muito benéfico para a sua saúde, nada melhor do que praticá-lo da melhor maneira, não é mesmo? É por isso que priorizar os descansos após os treinos se torna fundamental.

A frequência dessas pausas vai depender de vários fatores. Um deles é a sua condição física. Se você está há muito tempo sem treinar, seja a pedalada ou qualquer outro tipo de exercício físico de intensidade moderada a alta, é importante fazer mais intervalos. Intercalar um dia de treino com um dia de descanso, por exemplo, é uma boa ideia.

Já se o seu corpo está acostumado com o ciclismo, esses intervalos podem surgir a cada 2 ou 3 dias, não ultrapassando esse limite. Nesse caso, vale a pena fazer práticas mais leves nos períodos de descanso e, nos dias de treino, optar pelas modalidades mais intensas e longas.

Como planejar o descanso pós-treino?

Que tal conferir algumas dicas para planejar esse descanso pós-treino da melhor maneira? A seguir, veja algumas preocupações essenciais para encontrar esse equilíbrio e priorizar a saúde!

Invista na alimentação durante o descanso

A alimentação faz toda a diferença nos resultados do treino. Como o exercício físico exige um alto consumo de calorias, é preciso compensar esse esforço com alimentos que são fontes de energia, como carboidratos e proteínas.

Apostar em frutas, vegetais e cereais após o treino é uma ótima sugestão. Assim, o seu corpo recebe nutrientes essenciais para realizar essa regulação e ter uma boa recuperação. Você vai perceber que até dores musculares vão diminuir ao contar com bons alimentos.

Outro cuidado indispensável é a hidratação. Tanto nos dias de treino quanto nos de descanso, é importante consumir, no mínimo, 2 litros de água. O ideal é beber ainda mais líquidos para compensar a perda provocada na produção de suor.

Manter o corpo bem nutrido e hidratado vai ser fundamental para reduzir o desconforto muscular, prevenir lesões, eliminar toxinas, além de ter mais bem-estar e qualidade de vida no dia a dia.

Mantenha um sono regular

Dormir também é fundamental para a manutenção das principais funções do seu corpo e da sua mente. Ter uma boa rotina de sono vai ajudar a obter um maior descanso e a se recuperar rapidamente do treino, mantendo uma boa evolução na performance da prática.

O ideal, para um adulto, é dormir cerca de 6 a 8 horas ininterruptas por noite. Porém essa estimativa varia de pessoa para pessoa. O ideal é dormir o suficiente para acordar sem sono e com boa disposição.

Alivie o estresse do corpo e da mente com massagens

As massagens são ótimas para reduzir a tensão acumulada nos músculos. O melhor de tudo é que os efeitos vão além do bem-estar físico, refletindo também na saúde mental.

Por esse motivo, aposte em cremes relaxantes e, se necessário, um aparelho massageador para usar nas áreas do corpo que ficam mais tensas no dia a dia e, principalmente, depois do treino.

Pratique alongamento para relaxar os músculos

Outro hábito que vai promover ótimos resultados é o alongamento. Essa é uma forma prática de relaxar os músculos e prevenir o acúmulo de tensão. Do ponto de vista psicológico, isso ajuda também na redução do estresse, aumento do estado de alerta e melhora da disposição.

Desse modo, experimente iniciar o dia com um bom alongamento. Além disso, não se esqueça de aquecer o corpo antes de iniciar a pedalada, preparando os músculos para o esforço físico.

Depois do treino, alongue-se mais um pouco para desacelerar e preparar o seu corpo para o descanso. Assim, é possível desfrutar ainda mais dos períodos de pausa e se recuperar rapidamente.

Faça um treino regenerativo

Lembra que nem sempre é necessário parar de pedalar totalmente para priorizar o descanso pós-treino? Isso porque é possível fazer práticas regenerativas e que ajudam na recuperação após uma atividade intensa.

Um exemplo disso é realizar uma pedalada leve e regenerativa, de aproximadamente 40 minutos, 1 ou 2 dias após uma prática que exigiu um maior esforço físico. Com isso, você consegue relaxar e ainda manter o corpo ativo.

Outra opção é fazer a pedalada microintervalada, com duração de cerca de 1 hora. Nesse caso, intercale entre tiros de 40 segundos e de descansos de 4 minutos. Com essa modalidade, você treina várias partes do seu corpo, sem sobrecarregá-lo.

Viu só como é possível ter um bom descanso pós-treino? Lembre-se sempre das vantagens que a recuperação pode trazer para o seu corpo e da importância de evitar um grande esforço. Desse modo, é possível praticar o ciclismo de forma saudável e ainda mais benéfica.

Gostou das dicas? Então continue vendo mais conteúdos sobre ciclismo. Para isso, siga os nossos perfis no Instagram e Facebook para acompanhar as postagens!