Veja como ensinar seu filho a andar de bicicleta e te fazer companhia
Para os pequenos, saber como andar de bicicleta é um grande desafio. Porém, depois que se aprende, só existem vantagens por toda a vida. Por isso, é muito importante que você saiba como ensinar seu filho a andar de bicicleta desde cedo.
Confira abaixo as razões para investir nesse aprendizado. Veja também várias dicas de como fazer esse processo de forma natural e tranquila. Boa leitura!
Razões para você ensinar seu filho a pedalar
Para quem pedala, é como se a bicicleta fizesse parte de si. Uma trilha, por exemplo, se torna tão natural que nem pensamos no processo de andar na bike, apenas aproveitamos o caminho.
Mas isso não é assim desde o início. Afinal, quando aprendemos, geralmente na infância, a bicicleta, com certeza, é um grande desafio, o que também se aplica às crianças. Portanto, quem quer saber como ensinar seu filho a andar de bicicleta precisa de certo preparo.
Para começar, aprender a andar de bicicleta significa que a criança já não é mais um bebê. Aliás, de forma geral, é a partir dos 3 anos que ela tem a capacidade motora desenvolvida o suficiente para realizar essa atividade.
Mas, para isso, tanto os pais como os filhos precisam estar preparados física e emocionalmente, porque é um grande marco na vida da criança. Nesse momento, também vale a pena lembrar que andar de bike traz muitas vantagens, como:
- proporciona muitos benefícios à saúde;
- é um meio de transporte barato e prático;
- ajuda a integrar a criança a algumas brincadeiras;
- dá liberdade para seu filho se desenvolver;
- desenvolve o equilíbrio e a capacidade motora.
Além disso, pais e mães ciclistas podem contar com benefícios ao ensinarem seus filhos a andarem de bicicleta. O mais importante deles é a companhia, pois não há nada melhor do que pedalar em família.
Você também não precisará se preocupar em deixar as crianças com alguém para fazer um passeio. Afinal, os pequenos podem começar a andar com você desde cedo, talvez, até mesmo em uma cicloviagem.
Dicas de como ensinar seu filho a andar de bicicleta
Antes de mais nada, saber como ensinar seu filho a andar de bicicleta envolve tranquilidade, paciência e nenhuma pressão para as partes. Ou seja, a criança não deve sentir que precisa aprender porque os pais querem e eles não precisam se obrigar a ensinar perfeitamente para que o filho ande logo ou não caia.
Para isso, existem algumas dicas básicas, mas muito úteis, que você pode seguir para ter sucesso nessa empreitada.
Saiba se é a hora certa
Além de considerar a idade correta e a coordenação motora, você deve saber se é a hora certa para a criança pedalar. Ou seja, se ela quer e sente confiança em fazer isso. Afinal, andar de bike é algo novo que pode causar medo.
Sendo assim, esteja aberto a esperar que ela queira. Para incentivá-la, você pode levá-la em passeios na sua bicicleta e mostrar o quanto é divertido. Assim, ela pode ganhar mais confiança e iniciar no ciclismo.
Escolha a bicicleta certa
Na hora de escolher a bike, você não deve decidir apenas com base no gosto da criança. Nesse momento, o mais importante é verificar o tamanho de aro apropriado à altura e ao peso dela.
Use equipamentos de segurança
Segurança em primeiro lugar. Afinal, acidentes de bike são comuns, especialmente se a criança não tem nenhum domínio. Sendo assim, invista em cotoveleiras, joelheiras e capacetes mesmo que seu filho use rodinhas.
Vá a um lugar com espaço
Não adianta aprender a andar de bike dentro de um apartamento. Para que a criança se sinta segura e aprenda com tranquilidade, é preciso ter espaço. Por isso, procure um parque, sítio ou quintal onde ela possa treinar.
Ensine algumas técnicas
Algumas técnicas, como frear com os pés no chão, você pode ensinar mesmo antes de o seu filho subir na bicicleta. Dessa forma, ele não vai se apavorar caso algo saia do controle.
Mantenha a calma
Manter a calma e incentivar a criança são os pontos principais. Você sempre deve lembrar que ela está aprendendo. Por isso, nada de repreendê-la se fizer um movimento errado. Pelo contrário, ajude-a a ir com calma.
Aliás, nos momentos em que a criança quiser desistir, caso ocorram, a calma e a confiança farão com que ela retome o aprendizado e veja que é possível.
Deixe a criança evoluir
Quando você vir que seu filho está evoluindo bem, não tenha medo de deixá-lo ir para o próximo passo, isto é, retirar as rodinhas ou pedalar em uma bike maior. Afinal, só assim ele terá pleno domínio e poderá ser um ciclista como você.
Isso também vale para o caso contrário. Não pressione a criança a andar mais rápido ou largar as rodinhas de segurança. Se cair, ela pode ficar com medo e nunca mais querer andar de bicicleta.
Vigie as pedaladas
Mesmo que você tenha confiança em seu filho e veja que ele está indo bem, não o deixe à própria sorte. É importante acompanhar cada evolução até o momento em que ele dominar plenamente a bike e conseguir andar sozinho. Assim, você evita acidentes e pode socorrer a criança caso seja necessário.
Tome certos cuidados
Nenhum pai ou mãe quer ver seu filho machucado nem acidentado. Por isso, além dos equipamentos de segurança, vale tomar outros cuidados antes de iniciar o processo de ensinar a criança a andar de bicicleta:
- verifique se há algum obstáculo no chão no qual seu filho possa enroscar a bike;
- escolha um lugar livre de árvores e plantas;
- mesmo que você escolha uma rua ou estrada de terra, fique sempre atento a carros e outros ciclistas;
- deixe o cachorro preso para evitar que ele pule na criança;
- opte por ensinar seu filho em um dia claro com o solo seco.
Ser um ciclista começa desde quando você aprende a andar de bicicleta e dura por toda a vida. Por isso, quanto mais cedo aprender, mais cedo poderá aproveitar as vantagens do esporte. Sendo assim, é importante que os pais saibam como ensinar o filho a andar de bicicleta. Afinal, além de desenvolver a confiança e ajudá-lo a crescer, você vai investir no relacionamento com ele.
Gostou deste post? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe outros artigos!