jaqueta corta vento

O que levar em consideração ao escolher uma jaqueta corta-vento?

A prática de qualquer tipo de atividade física requer alguns cuidados. E, claro, com o ciclismo não é diferente. Além dos itens de segurança (como capacetes, luvas e outros), as roupas para pedalar são uma importante adição para quem vai começar ou já tem certa experiência no esporte.

Um bom exemplo de peça indispensável é a jaqueta corta-vento. Ela traz uma série de características que garantem o conforto e a segurança do ciclista durante as pedaladas, seja em um ambiente urbano ou montanhoso.

Você sabe o que são as jaquetas corta-vento? Tem alguma ideia de como escolhê-las da forma correta? Se a resposta foi não, este artigo vai solucionar os seus problemas. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas!

O que é uma jaqueta corta-vento?

O nome da peça de vestuário já nos dá uma boa ideia sobre a sua principal função. É isso mesmo! Elas servem para, de certa forma, cortar o vento e mantê-lo bem longe do corpo do usuário.

É um item indispensável para ciclistas que, por pedalarem, muitas vezes, contra o sentido do vento, são afetados por esse fenômeno de maneira mais direta. O frio pode trazer um grande desconforto e prejudicar a prática do exercício.

Qual é a diferença entre ela e as jaquetas convencionais?

As jaquetas corta-vento são compostas por uma tecnologia diferenciada. Elas foram desenvolvidas exatamente para manter o calor do usuário retido na peça, evitando que ocorra a troca de temperatura com o ambiente externo.

Em outras palavras, as jaquetas especiais não criam uma espécie de campo de força contra os ventos, mas evitam que as pessoas que estiverem usando elas sintam o frio e o desconforto que vem deles.

Outra característica bem bacana (mas que não está presente em todas as jaquetas corta-vento) é a impermeabilidade do tecido. Trata-se de uma proteção extra para os ciclistas que, frequentemente, precisam lidar com mudanças bruscas de temperatura enquanto pedalam.

Isso, é claro, não acontece com as jaquetas convencionais. Por mais quentes que sejam, muitas vezes elas não evitam que o frio transpasse o material e, assim, o ciclista consegue sentir toda a interferência do vento. Lembrando que elas também são úteis para a prática de outros esportes.

O que observar para escolher uma jaqueta corta-vento?

Agora, mostraremos algumas dicas para ajudar a escolher a jaqueta ideal para quando você for pedalar no frio!

Leveza do tecido

Uma das principais características das jaquetas corta-vento é a leveza, o que não significa que sejam menos eficientes. A dica é sempre procurar produtos mais leves para garantir a mobilidade na hora de pedalar.

Não esqueça que você estará em alta velocidade e, provavelmente, levará consigo uma mochila e alguns outros itens importantes. Sendo assim, a leveza é algo fundamental e, inclusive, facilitará a sua vida na hora de guardar essa peça quando não estiver utilizando-a.

Características do zíper

Há jaquetas de todos os modelos, formas e funções. A corta-vento pode, ou não, ter fechamento por zíper e a escolha depende apenas dos seus gostos pessoais. Porém, não esqueça que remover uma peça sem o auxílio do zíper é um pouco mais complicado.

Na hora da compra, também é importante observar a qualidade do zíper. Essa será uma ferramenta muito utilizada e é fundamental que ele seja resistente, tenha uma costura reforçada e um bom apoio para que seja puxado. Fique de olho nesses detalhes.

Presença de bolsos

Muitas jaquetas corta-vento não têm bolsos, o que é algo completamente normal. Se você é do tipo que costuma sempre levar uma mochila consigo, esse ponto não fará tanta diferença.

Entretanto, se você gosta de ter alguns objetos sempre à mão, não se esqueça de verificar a presença dos bolsos. Há modelos de corta-vento em que eles ficam do lado externo e outros que trazem a costura internalizada na peça. Veja as especificações antes de efetuar a compra.

Modelagem

Há vários modelos para escolher. O importante é adquirir um que seja versátil e proteja do frio de maneira completa. Algumas opções são as jaquetas com mangas longas e as com mangas curtas.

Além disso, há opções com forro, golas mais altas, com ou sem estampas… deixe a sua criatividade rolar e escolha modelos que sirvam para as suas necessidades. Lembrando que também há jaquetas que refletem no escuro, ideais para quem gosta de pedalar durante a noite.

Tamanho

Outro detalhe muito importante é o tamanho. É fundamental que a peça não fique apertada, mas que também não seja extremamente larga, senão ela não cumprirá o propósito de aquecê-lo e mantê-lo afastado do vento.

Muitos modelos têm a capacidade de se adaptar ao corpo que os veste, o que é uma característica bem bacana e democrática. Tudo isso para melhorar a sua performance esportiva.

Impermeabilidade

Além do vento, a chuva é outro fenômeno natural que consegue nos deixar completamente gelados. Ao longo da pedalada, essa é uma sensação que queremos manter bem longe, certo?

Por isso, uma boa dica é investir em jaquetas corta-vento que sejam impermeáveis. Há modelos feitos de nylon ou neoprene, por exemplo, que evitam que a chuva penetre no tecido e chegue ao corpo de quem está usando a peça. Vale a pena investir.

Conforto

Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância de garantir o seu conforto enquanto pedala. Afinal, praticar qualquer atividade física se sentindo desconfortável é algo que não combina com os benefícios promovidos.

Por isso, experimente a peça antes de comprá-la e veja como ela se encaixa no seu corpo. Caso a compra seja pela internet, verifique a opinião de outras pessoas sobre o conforto que elas sentiram ao utilizarem a jaqueta escolhida.

Gostou de conhecer mais sobre a jaqueta corta-vento e descobrir como escolher o modelo ideal para você? Agora, é hora de cair em campo e adquirir a sua! Certamente, essa adição à sua prática de ciclismo fará toda a diferença no seu desempenho e conforto.

Não sabe onde procurar? Confira, então, os modelos de corta-vento da Cycle7. As nossas roupas são de extrema qualidade, além de bonitas e confortáveis. Vale a pena conferir!