trocar carro por bicicleta

Pensando em trocar o carro pela bicicleta? Veja 4 vantagens!

Trocar carro por bicicleta tem sido um dos grandes movimentos dos últimos tempos. Essa ação é influenciada por diversos fatores, como o aumento da oferta de ciclovias, a tendência de evitar o transporte público e os aplicativos devido à pandemia, a busca por um estilo de vida mais saudável etc.

Além das necessidades, fazer essa simples troca e passar a se locomover no dia a dia com a bicicleta ainda resulta em uma série de benefícios para o novo ciclista. Neste post, vamos falar especificamente sobre eles. Por isso, se você ainda está considerando a ideia, mas não se decidiu, continue a leitura e descubra 4 ótimas vantagens de optar pela bike no lugar do carro!

1. Economia financeira

A primeira vantagem de trocar carro por bicicleta pode ser sentida no bolso do novo ciclista: a economia financeira. O carro, apesar de ser um meio de transporte muito utilizado por todos os brasileiros, tem um alto custo que pode comprometer grande parte da renda mensal.

A primeira economia de não ter carro é não precisar gastar com a prestação mensal, caso o veículo ainda não esteja quitado. Normalmente, grande parte dos brasileiros costuma comprá-lo parcelado, e isso faz com que o preço ainda seja aumentado devido à incidência de juros. No final, o resultado é um grande gasto total com a compra, que não será recuperado em uma futura venda.

Outro gasto considerável e inevitável é com a manutenção do veículo. Para que o carro esteja em boas condições e não estrague, ocasionando custos mais elevados, é necessário realizar revisões, troca de óleo e melhorias com frequência.

Além disso, outras despesas que, somadas, se tornam altas também deixam de existir quando se opta por trocar o carro pela bicicleta. Algumas delas são: o gasto com a gasolina, com o seguro, com o estacionamento; os custos com a limpeza, com os pedágios, com os impostos etc.

2. Promoção da sustentabilidade

A sustentabilidade é um problema global que, embora possa não ser notado, afeta a qualidade de vida de todos. Os carros e os outros veículos automotores são os principais responsáveis pela poluição do ar. Isso acontece devido à queima de combustível necessário para o veículo se locomover, que joga no ar uma quantidade elevada de gás carbônico e outros elementos prejudiciais ao meio ambiente.

Devido a essa situação, muitos países, principalmente de primeiro mundo, como a Holanda, a França, a Alemanha, a Inglaterra e a Austrália, incentivam o transporte de bicicleta. Eles investem cada vez mais em ciclovias e em ações que facilitem a vida dos ciclistas, como a possibilidade de levar a bike em ônibus para completar o trajeto e a disponibilidade abundante de locais seguros para estacioná-las.

No Brasil, esse cenário ainda está se modificando, mas já podemos encontrar muitas ciclovias espalhadas por diferentes cidades, que facilitam o deslocamento de um número cada vez mais elevado de ciclistas, ajudando na sustentabilidade e na conservação da natureza.

As ciclovias, além de incentivarem o uso de bike, também tornam a prática mais segura e mais rápida. Em locais que não há uma pista exclusiva para os ciclistas, eles se deslocam utilizando as ruas. Apesar de inspirar cuidados, os motoristas de carros e ônibus estão aprendendo a dividir a pista com as bicicletas de forma harmônica.

3. Melhora do condicionamento físico

Um importante benefício de trocar o carro pela bicicleta é o investimento na saúde. Pedalar é um exercício físico e, portanto, oferece todas as vantagens contempladas pela prática esportiva constante. Quem anda de bicicleta frequentemente atinge rapidamente a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de realizar de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou leve por semana, evitando o sedentarismo.

Ao se tornar uma pessoa mais ativa, o ciclista pode aproveitar todas as consequências positivas que esse hábito traz, como a melhora do condicionamento físico e da resistência. Pessoas sedentárias, muitas vezes, têm dificuldades de realizar tarefas básicas da vida diária, como subir escadas ou fazer deslocamentos curtos.

Isso acontece porque elas não são bem condicionadas fisicamente, ou seja, o corpo não está acostumado a fazer exercícios e precisa realizar um grande esforço para cumprir uma tarefa pequena. Essa situação afeta a qualidade de vida e a disposição da pessoa, fazendo com que ela tenha dificuldade para sair desse ciclo e mudar os seus hábitos.

Além disso, ser bem condicionado também contribui para que outros problemas sejam afastados, como as lesões e as temidas doenças crônicas. Assim, ciclistas que pedalam toda semana têm um menor risco de desenvolver hipertensão, diabetes, cardiopatias e inúmeros outros distúrbios que atingem milhões de brasileiros.

4. Redução do estresse

Por fim, o último benefício de trocar carro por bicicleta que separamos para você conhecer também está relacionado à saúde, mas, dessa vez, diz respeito à parte mental: a redução do estresse. Com a rotina corrida, as pessoas têm ficado cada vez mais estressadas, e, como consequência, entre outros fatores, se destaca o aumento da ansiedade, da depressão e da hipertensão arterial.

A atividade física é um importante meio de combater o estresse. Quando uma pessoa se exercita, o corpo libera substâncias, como a endorfina, que têm a função de proporcionar uma sensação de bem-estar. Isso contribui para que o estresse se mantenha afastado.

Por isso, quem pedala com frequência tende a ter uma vida mais leve e mais equilibrada. Além dos hormônios liberados pelo corpo, há também os benefícios de estar ao ar livre, aproveitando o sol, o vento e toda a natureza que se cruza pelo caminho entre a casa, o trabalho e os outros compromissos. Essa possibilidade de desfrutar da paisagem torna tudo mais leve, diminuindo o estresse e ajudando na saúde mental.

Como vimos, trocar carro por bicicleta oferece muitos benefícios! Adicionar essa prática ao deslocamento diário faz com que cada uma dessas vantagens seja potencializada, otimizando o tempo e proporcionando uma maior qualidade de vida. Com uma rotina corrida, poder aliar o transporte a um exercício físico, por exemplo, é excelente para a saúde física e mental. Além disso, é positivo para a sustentabilidade e para o bolso!

E aí, pronto para trocar carro por bicicleta e aproveitar todas as vantagens que essa decisão traz? Agora que você já conhece os benefícios dessa ação, que tal aprender a preparar o seu corpo para essa prática? Confira o nosso post com ótimas dicas de alongamento para ciclistas!