Pedalar na chuva

6 dicas essenciais para se pedalar na chuva com segurança!

Pedalar em certos trajetos demanda muito cuidado. Em trilhas ou estradas, principalmente, é preciso atenção não só com seu percurso, mas também com obstáculos e veículos. Se é assim em um dia ensolarado, pedalar na chuva é um desafio ainda maior.

Confira, no post a seguir, por que essa situação exige o dobro da sua atenção. Veja também 6 cuidados para pedalar em pista molhada, para evitar acidentes e qualquer transtorno durante sua pedalada. Boa leitura!

O desafio de evitar acidentes e transtornos

Assim como outros veículos, transitar na chuva com a bicicleta exige muitos cuidados. Aliás, eles são fundamentais, pois diferentemente de um carro, ela não oferece a proteção de um ambiente fechado.

Sendo assim, quem vai pedalar na chuva precisa ter calma para que não corra o risco de derrapar, cair e sofrer lesões. Além disso, é fundamental contar com todos os equipamentos de segurança para ser visível na estrada e se proteger durante a pedalada.

Aliás, se você está começando a pedalar, não precisa temer a chuva. Com os cuidados certos, você pode ter essa experiência de forma segura, inclusive, testando seu desempenho. Assim, se tornará um ciclista mais experiente, pronto para qualquer competição.

Os cuidados para pedalar na chuva com segurança

Pedalar na chuva pode ser um desafio maior, mas nada impede que você o faça se tomar cuidados. Aliás, às vezes, a chuva chega de repente, e você não tem oportunidade de parar em um local adequado. Sendo assim, a melhor forma de se precaver é se preparar antes do pedal e seguir algumas dicas.

1. Evite lugares com buracos

Estradas de terra e pistas mal conservadas são lugares a serem evitados em dia de chuva. Isso porque elas podem esconder armadilhas, como pedras soltas, e tornar seu trajeto difícil. Além disso, provavelmente, em algum ponto haverá um buraco.

Dessa forma, você pode ter dificuldade de desviar e acabar caindo por causa dele — ou até dentro dele. Sendo assim, busque informação antes e evite estradas desconhecidas ou aquelas que você já sabe que não são boas.

Outro fator importante é diminuir o ritmo quando se passa por um local que parece acidentado. Além disso, mesmo na cidade, é importante evitar zonas alagadas. Nesse caso, nunca enfrente uma enxurrada, pois você pode cair ou até sofrer algum transtorno pior.

2. Use luvas e equipamentos de segurança

Assim como os carros, é imprescindível identificar a bicicleta na estrada, especialmente quando a chuva é forte ou há presença de neblina. Para isso, conte com lanternas e roupas com refletores — assim, você será mais visível por quem passar por você.

Outro ponto importante é não deixar de usar equipamentos que possam ajudar. Além do capacete, que é um item fundamental, as luvas também garantem proteção para as mãos contra o vento e o frio.

Já os óculos para proteger o seu rosto e para-lamas para a bike também deixam a pedalada mais confortável e você com mais proteção.

 3. Verifique os freios

Cuidar da manutenção da bike é importante sempre. Mas quando você já sabe que vai pedalar na chuva, é ainda mais necessário verificar os freios. Afinal, são eles que vão socorrer você caso surja um obstáculo, como um carro no caminho.

Se eles não estiverem bons, você pode sofrer com a aquaplanagem na pista, deslizando e perdendo o controle da bike.

4. Conte com sacos impermeáveis

Se você está em uma viagem de bicicleta, provavelmente vai querer manter suas coisas a salvo, certo? Como você não vai levar mala, o mais provável é que tudo vá nas costas, na sua mochila. Sendo assim, não tem como prever se você vai pedalar na chuva.

Por isso, sempre conte com sacos impermeáveis. Eles não só ajudam a embalar a mochila e proteger tudo o que está dentro dela de uma chuva torrencial, mas também servem para você usar nos pés e guardar outros itens pelo caminho.

5. Planeje seu trajeto e veja a previsão do tempo

Para pedalar na chuva sem surpresas, o ideal é planejar o seu trajeto todo antes. Para começar, defina para onde você pretende ir e pesquise a previsão do tempo. Dessa forma, você pode ter uma ideia do que esperar — especialmente em trajetos longos.

Além disso, mesmo em trajetos curtos, se é época de chuva, vale a pena se planejar. Talvez você precise mudar sua rota naquela semana, então pesquisar com antecedência dará opções de lugares para substituir.

Outro ponto importante nesse planejamento é que, sabendo seu caminho, fica mais fácil alguém ajudar você. É claro que não é indicado fazer trajetos longos sem companhia, mas se for o caso, deixe sempre alguém saber para onde você vai. Assim, se houver qualquer problema com a chuva, você será facilmente encontrado.

6. Mantenha pés e mãos secos

Com a chuva, também pode vir o frio e o vento. Especialmente se não for uma chuva de verão, você pode sofrer com esses fatores, tornando a pedalada difícil, desconfortável e até favorecendo resfriados, bolhas e micoses.

Por isso, a dica é manter o corpo seco o máximo possível. No caso das mãos, as luvas impermeáveis é que vão ajudar você a deixá-las aquecidas e secas. Com isso, elas não serão afetadas por vento ou frio, que podem atrapalhar seus movimentos.

Outro fator são os calçados. Além de opções ideais para chuva, bem fechados e isolados, você pode acrescentar mais uma camada, usando os saquinhos impermeáveis. Assim, seus pés ficarão secos, evitando bolhas e frieiras, que podem se desenvolver por causa de longas horas pedalando com umidade.

Por fim, as roupas também são fundamentais para pedalar. Mesmo que você se molhe, quanto mais impermeáveis elas forem, menos isso afetará você.

Por isso, conte sempre com uma camisa térmicacalça ou mesmo bermuda de qualidade. Afinal, com um bom tecido, você terá mais conforto para pedalar na chuva, sem correr o risco de assaduras e outros problemas.

Quer encontrar roupas com os tecidos ideais para proteger você em qualquer clima? Confira agora mesmo o catálogo da Cycle 7!