pedalar no frio

Vai pedalar no frio? Confira agora 8 roupas indispensáveis!

Para quem é ciclista, qualquer hora pode ser o momento para pedalar, certo? Seja no frio, seja no calor, você “aceita” as condições do tempo e prepara-se com a sua bike para mais um percurso. Mas sabia que é preciso ter certos cuidados para pedalar no frio? Afinal, a queda de temperatura pode mexer com o corpo.

Confira, neste post que preparamos, como o frio pode interferir no seu desempenho e na sua proteção. Saiba também quais são as 8 roupas essenciais que você pode usar para se proteger. Por fim, confira outros cuidados para pedalar em baixas temperaturas. Boa leitura!

Como o frio pode comprometer o desempenho do ciclista?

corpo humano tem como padrão a temperatura de 36,5°C. Além disso, é preciso estar na faixa de 35°C ou mais para que o metabolismo “aconteça” e para que todos os processos ocorram adequadamente. Do contrário, nós literalmente paramos de funcionar.

Em frios extremos, para evitar a hipotermia — ou seja, a queda abaixo de 35°C —, o organismo reage. Por exemplo, nós trememos, os nossos pelos se arrepiam e as extremidades ficam geladas. Contudo, no frio extremo, as reações são mais intensas, como:

  • surgem espasmos musculares;
  • as extremidades mudam de cor;
  • começam as dificuldades motoras;
  • pode acontecer confusão mental.

Diante disso, é preciso fazer de tudo para evitar o desequilíbrio térmico. Portanto, se você vai pedalar no frio, o principal cuidado que deve ter é contar com as roupas para pedalar certas. Dessa forma, mais do que ajudar no desempenho, elas evitarão que o seu corpo literalmente trave e você tenha a saúde comprometida.

Quais as 8 peças essenciais para pedalar no frio?

Para pedalar em um tempo frio, existem muitas opções das quais você pode fazer uso. Separamos 8 delas que são coringas para o esporte. Veja a seguir!

1. Camisa térmica

A camisa — ou blusa térmica — é um dos itens mais práticos, tanto que você pode usar, inclusive, no calor. Sendo de manga curta ou comprida, uma grande vantagem dela é o seu tecido, que se ajusta ao corpo e garante mobilidade. Além disso, pode contar com outras vantagens.

Na camisa da Cycle7, por exemplo, o tecido oferece conforto térmico para os dias frios e é tratado para garantir proteção UV, além de promover o controle de umidade.

2. Jaqueta corta-vento

A jaqueta corta-vento é a peça ideal para você que vai pedalar no frio, mas não quer roupas pesadas. No modelo da Cycle7, ela é impermeável e compacta, atuando bem na proteção contra neblina, frio, chuva e vento, além de caber em qualquer lugar da mochila e poder ser dobrada em seu próprio bolso.

Leve, ela também tem um tecido tratado para oferecer proteção UV. Além disso, é um item que não pode faltar em pedais de longa distância, mesmo no calor. Afinal, você vai pedalar ao longo do dia e não sabe se o tempo vai mudar.

3. Manguitos

Os manguitos são peças excelentes para quem não abre mão da manga curta. Fáceis de encontrar, eles podem ser retirados com facilidade e levados em qualquer bolso.

4. Luvas

Quando o frio é extremo ou se une à chuva e à neblina, as extremidades sofrem ainda mais. Por isso, luvas também são essenciais para pedalar em baixas temperaturas. Nesse caso, as fechadas são boas opções para evitar calos e manter as mãos quentes.

5. Meias

As meias são outro tipo de item básico para o frio. Nesse caso, a sua importância se dá por protegerem os pés das intempéries e mantê-los aquecidos, especialmente se forem feitas de um tecido mais quente, como o algodão.

6. Gorro

No frio, podemos perder calor pelas extremidades, inclusive pela cabeça. Sendo assim, essa parte do corpo também precisa de proteção. Nesse caso, além do capacete, é importante usar um gorro confortável.

7. Balaclava ou bandana

As balaclavas e bandanas são acessórios que também ajudam muito no frio. Protegendo o pescoço, elas também podem ser adaptadas para cobrir a cabeça, como um gorro.

8. Calça de ciclismo

Muitas pessoas não gostam de abrir mão da bermuda e do bretelle, mas, para o frio, é importante contar com uma proteção mais adequada, como as calças. Ajustáveis ao corpo, elas são feitas para pedais de curta ou longa distância.

Na peça desenvolvida pela Cycle7, o tecido conta com uma trama bem fechada, que evita a transparência e garante mais segurança, devido à proteção UV.

Além disso, ela assegura a troca ideal de temperatura para que o corpo fique equilibrado, mesmo no frio. Outro ponto importante é que o seu tecido de alta compressão favorece a circulação, ajudando na performance e na recuperação muscular.

O que mais é importante para pedalar no frio?

Além de proteger o corpo adequadamente, também é preciso seguir outras práticas para pedalar no frio sem problemas. A primeira delas é não se esquecer da hidratação. Afinal, o corpo ainda está perdendo sais e minerais por meio do suor e da urina.

Ademais, é importante repor as calorias, já que o nosso organismo se esforça mais para manter a temperatura ideal. Portanto, levar barrinhas de cereal e fontes de proteínas, como castanhas, pode ser uma boa ideia.

Quanto às roupas, é fundamental manter-se sempre seco. Portanto, se você usar uma peça que não é específica para ciclismo, como meias de algodão, garanta que elas sempre estejam secas, a fim de evitar a proliferação de micro-organismos, que podem causar problemas dermatológicos, como as frieiras. Na dúvida, leve mais de um par e troque.

Roupas essenciais com a Cycle7

Outro cuidado importante é garantir o investimento nas roupas apropriadas para ciclismo. Para tanto, vale a pena contar com uma empresa especializada, como a Cycle7.

Criadas para oferecerem qualidade e conforto unidos à tecnologia, as nossas peças são focadas em garantir a sua proteção durante o pedal por meio dos melhores tratamentos de tecido, além de terem um design adequado para não comprometerem a mobilidade. Assim, você pode pedalar à vontade, seja no calor, seja no frio.

Se você vai pedalar no frio, como visto, precisa de atenção em dobro e de cuidados extras. Além de manter a hidratação e as calorias, é importante focar no equilíbrio térmico. Para isso, as suas roupas devem ser ideais, a fim de garantir o desempenho, mesmo em temperaturas extremas. Portanto, vale a pena ter atenção na hora de escolher as peças, contando com a especialização de quem entende, como a Cycle7!

E então? Este conteúdo foi útil? Quer saber quais itens são ideais para o seu pedal no frio? Confira os nossos produtos!

Os comentários estão fechados.