andar de bicicleta emagrece

Você sabe por que andar de bicicleta emagrece?

Por que andar de bicicleta emagrece? Além de ser um exercício que traz diversos benefícios para a saúde e para o bem-estar, pedalar favorece a perda de peso e a tonificação muscular por várias razões. Quem pratica o ciclismo pode desfrutar de todas essas vantagens e ainda adquirir um hobby.

Neste post, queremos explicar como a prática do ciclismo estimula uma vida saudável e, consequentemente, a perda de peso. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!

Como funciona o processo de queima de calorias?

Para começar a explicar como pedalar ajuda a emagrecer, é preciso falar, primeiramente, sobre como funciona o processo de emagrecimento do corpo. Basicamente, a queima de calorias se dá por meio de um deficit calórico.

O deficit calórico pode ser obtido por meio de uma dieta na qual o indivíduo consome menos calorias do que gasta, sendo necessário retirar energia das reservas de gordura, o que provoca o emagrecimento. Entretanto, é possível queimar mais calorias do que a quantidade consumida, também provocando a perda de peso, a partir da prática de exercícios físicos.

Algumas atividades físicas, como o ciclismo, exigem a respiração aeróbica. Nesse caso, o oxigênio serve como fonte de energia para que os músculos possam trabalhar no ritmo dos exercícios executados.

Isso faz com que tanto a respiração como os batimentos cardíacos acelerem, fazendo com que os pulmões e o metabolismo trabalhem mais rápido. É a partir disso que vem a queima de calorias, pois é preciso utilizar as reservas de energia, que costumam ser feitas por meio da gordura armazenada no corpo, para suprir essa demanda.

Quando a prática regular de atividade física é associada a uma alimentação equilibrada — isto é, aquela que supre as necessidades nutricionais de uma pessoa, sem excessos —, é possível obter resultados melhores na perda de peso.

Como a bike ajuda no emagrecimento?

Andar de bicicleta emagrece, pois é um exercício aeróbico, que favorece o trabalho da musculatura de várias partes do corpo, como abdômen, costas, braços e pernas. Desse modo, depois de um tempo de prática regular, é possível notar tanto o fortalecimento dos músculos dessas regiões como a perda de peso, quando há um deficit calórico.

Pedalar em um ritmo moderado pode levar à perda de 400 calorias em uma hora. Além disso, praticar ciclismo cerca de 3 vezes por semana traz ótimos benefícios a longo prazo. Conforme você ganha experiência, é possível aumentar a intensidade a fim de potencializar os resultados.

No entanto, é importante ressaltar que, para começar a pedalar, é preciso consultar um médico para se certificar de que não existe nenhuma restrição ou doença que possa se complicar com a prática.

Além disso, para garantir o emagrecimento e a tonificação muscular, é fundamental procurar um profissional da Nutrição para receber orientações sobre a dieta mais adequada para atingir os seus objetivos.

Quais são os principais benefícios de pedalar?

Você achou que os benefícios de pedalar eram apenas a perda de peso e a tonificação dos músculos? Saiba que os ganhos com o ciclismo vão bastante além de entrar em forma. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que todo adulto faça, pelo menos, 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica moderada por semana.

Andar de bicicleta atende a esses requisitos e promove uma vida muito mais saudável. Ao longo da prática, é possível aumentar a resistência e conseguir pedalar por uma quilometragem maior e, até mesmo, percorrer um trajeto em menos tempo.

Desse modo, vale a pena salientar também os principais benefícios de pedalar. A seguir, veja como o ciclismo proporciona mais saúde e bem-estar às pessoas!

Melhora do humor

A prática de atividades físicas de intensidade moderada é capaz de fazer com que o nosso corpo libere substâncias que ajudam na regulação do humor e do bem-estar. Dentre elas, podemos citar a endorfina e a dopamina.

Além de melhorar o modo como você se sente, andar de bicicleta com frequência ajuda a combater o estresse e a ansiedade, justamente por promover um equilíbrio dessas substâncias que atuam na sensação de bem-estar. Ou seja, o ciclismo contribui não só para a saúde física, como também para a mental.

Maior disposição

Essas substâncias que ajudam na regulação do humor também proporcionam mais disposição no dia a dia. Por esse motivo, é recomendável começar a manhã com a prática de uma atividade física a fim de garantir mais energia e ânimo para o resto do dia.

Andar de bicicleta também ajuda na melhoria da atenção e da memória. Então, mostra-se como uma grande ferramenta para aumentar a produtividade no trabalho e nos estudos.

Prevenção de doenças

Andar de bicicleta faz com que o seu corpo precise trabalhar vários sistemas, sendo o respiratório um deles. Isso é um grande benefício para a prevenção de doenças cardíacas, pois o exercício dos pulmões favorece a circulação sanguínea.

Com a saúde do sistema cardiovascular fortalecida, aumenta-se também a prevenção de doenças crônicas, como hipertensão arterial, colesterol alto e diabetes, além dos transtornos relacionados à saúde mental, como depressão e ansiedade.

Aprimoramento do condicionamento físico

Por melhorar a parte cardiorrespiratória, conforme você pratica, é possível diminuir a sensação de fadiga e falta de ar. Essa é uma consequência da liberação de dopamina, uma substância que, além de se associar com as nossas emoções, tem relação com as funções motoras do corpo.

Ao melhorar o condicionamento físico, é possível apresentar uma resistência maior ao esforço. Assim, ao longo do tempo, você vai notar que se cansa bem menos ao fazer subidas andando de bicicleta.

Regulação do sono

O gasto de energia ao andar de bicicleta é favorável também para ter mais qualidade de sono. Além de liberar as substâncias de regulação de humor, a prática ajuda no relaxamento dos músculos, o que previne problemas para dormir, como a insônia.

Viu só como andar de bicicleta emagrece de forma saudável e beneficia diversas funções do organismo? Por esses motivos, ressaltamos a importância de entender as melhores práticas do pedal para, assim, aproveitar os resultados da melhor maneira.

Continue se informando sobre o assunto. Acompanhe os nossos perfis no Facebook e no Instagram para ver mais conteúdos sobre ciclismo!