alongamento antes de pedalar

Qual a importância do alongamento antes de pedalar? Entenda aqui!

Como você costuma começar os seus exercícios rotineiros? Esperamos que você não saia da cama e comece a se exercitar diretamente, hein? Essa é uma prática bastante perigosa que o deixa muito mais propenso a se machucar enquanto pratica atividades físicas, independentemente de quais sejam elas. Isso também vale para o ciclismo!

Você sabia que é preciso fazer alongamento antes de pedalar? É isso mesmo! Por mais estranho que pareça, também é possível sofrer lesões enquanto pedalamos e alongar ajuda bastante na prevenção desse problema.

Sendo assim, preparamos um artigo para explicar a importância dessa prática antes das pedaladas e, claro, para ensiná-lo a se alongar da forma correta. Vamos descobrir mais sobre o assunto? Boa leitura!

Quais são os benefícios de se alongar?

Para começar, separamos algumas vantagens gerais de investir em alongamentos antes das atividades físicas. Conheça-as:

  • melhora a sua postura, tanto durante como antes e depois dos treinos;
  • ajuda a reduzir dores nos mais variados grupos musculares;
  • prepara o corpo para o dia, podendo também ser feita logo pela manhã;
  • otimiza a circulação sanguínea;
  • lubrifica as articulações, favorecendo a movimentação;
  • serve como aquecimento para as atividades físicas;
  • previne lesões variadas, tanto durante o esporte como no dia a dia.

Qual é a importância do alongamento para o ciclista?

Agora, chegou a hora de você descobrir quais são as vantagens dessa prática para os ciclistas. Já mostramos que ela serve como um aquecimento, mas quais são as suas outras funções para quem vai pedalar? Veja a seguir!

Ajuda na amplitude de movimentos

Ao pedalarmos, precisamos nos mexer muito. Por isso, alongar é uma ótima forma de fazer com que os seus movimentos fiquem mais fluidos e soltos, melhorando a sua performance.

Diminui as dores posturais ao longo do dia

A queixa de dores na coluna e nos membros após o treino de ciclismo é frequente entre muitas pessoas. Sendo assim, o mais indicado é que você as previna, sendo o alongamento uma ótima forma de atingir esse objetivo.

Evita lesões

Quando estamos com os músculos “frios” e “travados”, é muito mais fácil sofrermos lesões como torções ou estiramentos. Com tudo aquecido, isso se torna cada vez mais difícil de ocorrer.

Melhora a consciência corporal

Você já percebeu que muitas vezes nos movemos no “modo automático”? Esse é um grande erro quando estamos praticando atividades físicas, já que precisamos estar alertas e conscientes de todas as áreas do nosso corpo.

Deixa o cérebro mais alerta

Outra vantagem dos alongamentos é a capacidade deles de nos deixar bem mais alertas, com o cérebro “desperto”. Isso é extremamente importante para a segurança na hora de pedalar, não é?

Ajuda na performance

Juntas, todas essas vantagens fazem com que um resultado seja alcançado: a melhoria da performance geral do ciclista. Você ganha em condicionamento físico e resistência, podendo se desenvolver cada vez mais no esporte.

Como fazer um bom alongamento antes de pedalar?

Confira, a seguir, algumas dicas para fazer um alongamento antes de pedalar. Elas estão separadas conforme os grupos musculares. Confira!

Quadríceps

O quadríceps é um grupo muscular muito utilizado pelos ciclistas, estando localizado nas coxas. Portanto, alongá-los é fundamental e o melhor: também é muito simples!

Basta ficar de pé e pegar um dos pés com a mão correspondente (exemplo: pé direito, mão direita). Dê uma esticadinha e segure!

Panturrilhas

As panturrilhas também são muito utilizadas durante o ciclismo e devem receber uma atenção especial. Uma das maneiras de alongá-las é colocar as solas dos pés no chão e, depois, tentar encostar as palmas logo à frente.

Caso não consiga, não se preocupe. Ficar na ponta dos pés já ajuda bastante nesse aquecimento e alongamento.

Pernas

Não precisamos nem falar sobre como é importante utilizar as pernas durante as pedaladas, certo? Para alongá-las, você só precisa deixar um dos pés encostado no chão e flexionar o joelho à frente, como se fosse se sentar. Assim, uma das pernas vai ficar esticada para trás.

Costas

Alongar as costas é muito interessante para quem vai andar de bicicleta. Afinal, isso ajuda na postura e previne dores antes e depois dos treinos.

Você pode alongá-las ficando em pé, com as pernas bem próximas, indo para os lados e depois para a frente (como se fosse abraçar os próprios joelhos). Estique esses músculos da forma que julgar mais confortável.

Ombros

Por fim, os ombros também devem ser alongados por quem vai pedalar, já que é colocada uma grande pressão sobre eles durante a prática. Então, não podem ser deixados de lado se você quer cuidar da saúde.

Para isso, basta “abraçar” um cotovelo com o outro, mantendo um dos braços bem esticados para a lateral do seu corpo. Outra dica é tocar com as pontas do dedo em suas costas e colocar a outra mão sobre o cotovelo que ficou para cima.

Eles também devem ser feitos após a realização do treino de ciclismo?

É claro que sim! Assim que você terminar a sua pedalada do dia e chegar em casa, repita os movimentos. Esse é um momento muito importante para preparar o seu corpo para se recuperar. Além disso, fazer alongamento após pedalar é uma ótima maneira de relaxar.

Quantos minutos devem durar as sessões?

Não há uma regra. O recomendado é que cada movimento dure, pelo menos, 30 segundos. Toda a sessão pode durar 5, 10 ou 15 minutos — você escolhe. O importante é realizar os movimentos com calma. Nada de pressa! Foque a sua respiração e sinta os seus músculos e articulações sendo ativados.

Gostou de conhecer a importância e as dicas para fazer alongamento antes de pedalar? Agora é com você! Inclua essa prática na sua rotina pré e pós treino de ciclismo para otimizar a sua performance e garantir que o seu corpo fique sempre saudável e se recupere adequadamente.

Agora, que tal seguir a Cycle7 nas redes sociais? Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram. Lá, traremos muitas outras dicas para ciclistas profissionais e amadores, ajudando você a melhorar cada vez mais a sua performance como atleta. Até a próxima!