o que é mountain bike

O que é mountain bike e como funciona essa modalidade do ciclismo?

Quem entra para a galera do pedal descobre um novo mundo. Com tantos lugares para explorar e modalidades diferentes, o ciclismo se torna mais do que um esporte: acaba virando um estilo de vida. Por isso, é importante conhecer bem cada prática e entender quando ela é diferente do ciclismo convencional. Por exemplo, você sabe o que é mountain bike? Acha que é a mesma coisa que ciclismo? 

No artigo a seguir, descubra como essa prática é parecida, mas não é bem ciclismo. Veja também algumas de suas modalidades e o que você precisa saber antes de iniciar nesse esporte. Boa leitura! 

O que é mountain bike? 

O mountain bike — conhecido também como mountain biking ou MTB —, é um ciclismo de montanha. Seu objetivo é transpor terrenos irregulares naturais ou artificiais. Ou seja, usando uma mountain bike — bicicleta especializada —, o mountain biker pode praticar o esporte em lugares como: 

  • estradas; 
  • trilhas; 
  • matas; 
  • fazendas; 
  • ladeiras. 

Também é importante saber que essa modalidade não é recente. Já na década de 1950, a prática se iniciava no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. John Finley Scott é considerado o primeiro entusiasta do esporte, fazendo modificações em sua bicicleta para o ciclismo off-road, em 1953. Mais tarde, em 1979, ele se tornou um dos investidores da MountainBikes, empresa iniciada por Gary Fisher, Tom Ritchey e Charlie Kelly — também pioneiros no esporte e na produção de bicicletas especializadas.  

Mountain bike e ciclismo

Diante disso, é fundamental notar que o mountain bike é uma modalidade de ciclismo, mas se difere do que se conhece por ciclismo tradicional. Sendo assim, as duas práticas têm semelhanças e diferenças.

Como semelhança, os equipamentos e roupas usados pelo ciclista também servem para o mountain biker; visando o conforto e proteção durante a prática. Já como diferença, está o próprio terreno onde se pedala e o tipo de bicicleta. Nesse caso, a mountain bike é mais versátil e desenvolvida especialmente para resistir a percursos acidentados. 

Quais as modalidades do mountain bike? 

Com a popularização da prática, o mountain bike se desenvolveu e surgiram várias modalidades do esporte. Veja algumas delas a seguir. 

  • cross-country — circuito difícil, cheio de subidas e descidas em terrenos acidentados;
  • trip trail — nessa maratona, os percursos são longos e ocorre em estradas de terra;
  • singletrack — trilha em lugares inóspitos e com muitos obstáculos naturais; 
  • downhill — altamente arriscada, é uma descida em alta velocidade;
  • freeride — é o downhill adaptado para cidades e lugares com solo irregular, com mais obstáculos;
  • eliminator — circuito menor e com mais obstáculos que o cross-country; nele, os atletas são eliminados até a disputa final; 
  • four cross — com terreno inclinado, o circuito apresenta obstáculos que precisam ser transpostos por 4 competidores. 

Como começar no mountain bike? 

Para quem quer começar a pedalar, precisa se preparar. Além de saber o que é mountain bike, é importante ter atenção a outros aspectos para tornar a pedalada segura e eficiente. 

Faça uma avaliação física e médica 

Como você viu, o mountain bike é uma modalidade que exige muito esforço. Cheia de obstáculos e terrenos difíceis, é fundamental estar com a saúde em dia para praticá-la. Mesmo que no começo você não vá arriscar modalidades mais agressivas, é preciso um condicionamento físico básico. Sendo assim, é indicado fazer uma avaliação médica e física, antes de começar a pedalar. 

Escolha a sua mountain bike 

Para começar o mountain bike, você precisa de uma bicicleta apropriada ao esporte. Ela deve ser segura, leve, resistente e flexível. Além disso, quanto mais confortável você estiver nela, melhor se sentirá. Sendo assim, vale fazer alguns testes e pesquisar modelos. 

Conforme você avança no esporte, deve ir adaptando a bike. Isso quer dizer, se preocupar com a qualidade e desempenho dos freios, além de procurar melhores materiais. Por exemplo, você pode escolher um quadro de cromo-molibdênio — se o objetivo for flexibilidade — ou investir em um modelo com suspensão nas duas rodas, se for praticar downhill.  

Adquira os equipamentos certos 

Além da bike certa, nunca negligencie equipamentos de segurança. Assim como no ciclismo convencional, o uso de equipamentos básicos não só traz conforto, como também protege você durante todo o percurso. Alguns deles são: 

  • capacete; 
  • óculos de proteção; 
  • luvas. 

Além disso, geralmente você estará no meio da natureza. Isso quer dizer que outros itens também são importantes. Por isso, é sempre bom estar com: 

  • água; 
  • celular; 
  • barrinhas ou outras comidas leves; 
  • um pequeno kit de primeiros socorros
  • um pequeno kit de reparos para bike. 

Pode parecer muita coisa, mas em um lugar inóspito pode fazer toda a diferença. Além disso, é sempre bom conhecer a região ou estar com um mapa e, pelo menos, ir com mais uma pessoa. Já se o percurso for longo ou você encarar uma viagem, os cuidados são ainda maiores. 

Não se esqueça da roupa ideal 

Para praticar ciclismo ou mountain bike, o cuidado com as roupas é o mesmo. Afinal, é preciso estar confortável e seguro — seja em um percurso longo ou curto. Para isso, a escolha da sua roupa vai fazer toda a diferença. Por exemplo, é ela que ajuda a manter a temperatura do corpo e a evitar assaduras. Dessa forma, você pode escolher diversas opções:

  • camisas térmicas — que protegem do vento e também podem ter proteção UV;
  • calça de ciclismo — peça ideal para viagens ou maratonas em lugares inóspitos e frios;
  • bermuda — fácil de lavar, garante conforto e impede a proliferação de bactérias pelo suor;
  • bretelle — dá mais segurança e praticidade durante a pedalada;
  • forro — um item essencial, é ele que dá conforto ao corpo em contato com o selim. 

Agora que você já sabe o que é mountain bike, fica fácil entrar para a galera do pedal. Independentemente da modalidade que você escolher, basta se preparar com condicionamento físico adequado, bons equipamentos e a roupa certa para pedalar nos lugares mais inóspitos e até entrar em competições! 

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais e mostre para seus amigos como começar no mountain bike!