filmes sobre ciclismo

9 filmes sobre ciclismo para conhecer mais sobre a realidade do esporte

Quem não gosta de um bom filminho, não é mesmo? A sétima arte é uma ótima oportunidade para que possamos relaxar, nos divertir e ao mesmo tempo conhecer novas culturas, ampliar os nossos conhecimentos sobre um determinado tempo e refletir.

Então, se você gosta de pedalar e é um amante do cinema, nada melhor do que unir esses dois mundos! Há muitas opções de filmes sobre ciclismo que certamente vão trazer uma nova visão e perspectiva sobre o tema. 

E então, pronto para conhecer alguns exemplos de obras cinematográficas que trazem o ciclismo como tema central da narrativa ou pelo menos como uma parte importante dela? Então, continue a leitura e confira opções ótimas para a sua próxima sessão de cinema em casa!

1. Ícaro (2017)

Indicado ao Oscar de melhor documentário, Ícaro é uma produção da Neftlix que aborda um tema nada bonito relacionado aos esportes: o abuso de substâncias ilegais para a potencialização da performance, conhecidas como doping.

A conversa do cineasta Bryan Fogel com especialistas da área nos provoca uma grande reflexão sobre a pressão imposta aos atletas e as potenciais escolhas negativas que podem ser feitas pelas pessoas desse universo.

2. O Escocês Voador (2006) 

Graeme Obree é um importante nome do ciclismo mundial, representando a Escócia em diversas competições. A história desse filme nos conta a sua trajetória, abordando as dificuldades que ele teve que superar antes de se tornar uma referência no esporte que o fez famoso.

O filme nos mostra o início de sua história — quando construiu, sozinho, uma bicicleta com peças velhas tiradas de outros produtos, como máquinas de lavar — até o seu sucesso, passando pela sua luta contra o Transtorno Afetivo Bipolar.

3. A Mentira de Armstrong (2014)

Lance Armstrong foi um verdadeiro fenômeno das pistas, vencendo o Tour de France sete vezes seguidas e se consagrando como o maior ciclista de todos os tempos. Aposentou-se com glória e honrarias e firmou o seu nome na história do esporte.

Tudo desmoronou, no entanto, alguns anos depois de sua aposentadoria, quando foi descoberto que o atleta utilizava dopagem para melhorar a sua performance esportiva. Assim, ele perdeu os seus títulos. Toda essa trajetória é contada nesse importante documentário.

4. 100 metros (2016)

A esclerose múltipla é uma doença progressiva que afeta o sistema nervoso, prejudicando os movimentos e trazendo consequências negativas para os pacientes. Infelizmente, ainda não há uma cura para o problema, apenas controle. 

100 metros é um filme espanhol que conta a história de um homem com esse diagnóstico. No entanto, a sua escolha é desafiar as limitações do próprio organismo e treinar muito para uma competição de ciclismo que mudará a sua vida. É uma narrativa inspiradora e que promete arrancar muitas lágrimas do espectador.

5. Competição de Destinos (1985)

A nossa próxima opção de filme é Competição de Destinos, uma obra mais antiga que se tornou um verdadeiro clássico para quem ama ciclismo e emoção. Estrelado pelos astros Kevin Costner e David Grant, nesse longa acompanhamos a história de dois irmãos unidos pelos laços de sangue e pelo amor pelas bicicletas.

Ao treinar juntos para uma competição de ciclismo, os irmãos lidam com conflitos pessoais e familiares, entre eles o medo de que a doença que afetou o pai deles também os atinja e destrua as chances da vitória. 

6. Rising from Ashes (2012)

Esse documentário mostra todo o poder do esporte na vida das pessoas. O seu objetivo é nos apresentar o treinador norte-americano Jack Boyer, que foi responsável pelo treinamento da equipe nacional da Ruanda, um pequeno país do continente africano.

Boyer fez um belo trabalho ao treinar essa equipe, desenvolvendo não apenas as suas habilidades esportivas, mas resgatando a confiança e a autoestima de todo o time. Juntos, treinador e atleta se tornaram uma força poderosa que é um belo exemplo do potencial transformador do ciclismo.

7. O Sonho de Wadjda (2012)

Esse belo filme de origem árabe nos conta a história de Wadjda, uma garotinha de 10 anos que tem um sonho: pedalar. Ela deseja adquirir uma bicicleta para competir com o seu melhor amigo, mas encontra um obstáculo complicado em seu caminho. Estamos falando, é claro, das limitações da sociedade em que ela vive.

Acontece que, em sua região, meninas são proibidas de andar de bicicleta. Essa é uma linda história de superação e que nos traz também importantes lições sobre a liberdade feminina.

8. Pantani: A Morte Acidental de um Ciclista (2014)

Agora, é hora de trazermos mais uma história real para a nossa lista! Pantani conta a trajetória de Marco Pantani, italiano que se consagrou como um dos principais nomes do ciclismo mundial — vencendo competições como o Giro da Itália e a Volta da França — e que faleceu em 2004. 

O documentário narra as vitórias e o declínio do atleta, que infelizmente viu nas drogas a sua ruína, falecendo vítima de uma overdose. É uma história triste, mas inspiradora e que serve de aprendizado para os amantes do esporte.

9. Luca (2021) 

Por fim, trazemos uma opção que não é diretamente relacionada com o mundo do ciclismo, mas que traz a arte de pedalar como um dos temas da sua narrativa. Luca é uma animação dos estúdios Pixar, que traz ensinamentos importantes sobre amizade, família, preconceito e superação.

O filme nos conta a história de Luca, um monstro-marinho da Costa Amalfitana, na Itália, que esconde um segredo: é capaz de se transformar em humano quando sai da água e utilizará uma bicicleta e sua força de vontade para se misturar com os seus novos amigos em terra firme. Vale muito a pena assistir!

Gostou de conhecer essas opções de filmes sobre ciclismo? Agora, é hora de estourar a pipoca, caprichar nos petiscos e reunir toda a família para descobrir mais sobre esse esporte incrível, inspirador e que origina tantas lindas histórias.

Para saber mais sobre o assunto e ficar sempre bem informado sobre ciclismo, aproveite e siga a Cycle 7 nas redes sociais e receba todas as notícias em primeira mão! Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram. Nos vemos por lá!